A implantação do Viveiro Municipal de mudas de árvores nativas em Vilhena (RO) está se consolidando como um marco ambiental na cidade, fruto do trabalho iniciado em fevereiro e de uma aprovação unânime na Câmara de Vereadores. A iniciativa, impulsionada pela vereadora Amanda Areval, tem como foco o reflorestamento urbano e rural, promovendo uma "revolução verde".
O projeto de lei n° 7.310/25, que oficializa a criação do viveiro, foi aprovado por unanimidade no dia 15 de dezembro, Dia do Jardineiro. O viveiro será construído na antiga escola Clemente Humberto, no Setor Gripa, a cerca de 1,7 km do Centro.
Os próximos passos envolvem a mobilização da Secretaria Municipal de Obras para a construção:
Preparação do Terreno: A equipe fará a limpeza e o nivelamento da área, seguido pelo despejo de brita.
Acesso e Estrutura: Será realizada a pavimentação com asfalto fresado em todo o trajeto da Avenida Jamari até o local do viveiro.
Sustentabilidade na Prática: As estruturas de madeira que abrigarão as mudas serão erguidas com material proveniente de apreensões da PRF (Polícia Rodoviária Federal).
O principal objetivo é estimular o plantio de árvores em toda a cidade. A meta ambiciosa é produzir 150 mil mudas nativas já no primeiro ano de funcionamento.
A distribuição das mudas será gratuita e acessível a todos:
Arborização Urbana: A Prefeitura utilizará as mudas para arborizar praças, parques e espaços públicos.
Apoio Rural: O viveiro também fornecerá material para produtores rurais recuperarem áreas degradadas, recomporem florestas nativas e cumprirem exigências legais.
Participação Cidadã: Todos os moradores de Vilhena poderão pegar mudas de árvores nativas gratuitamente.
O sucesso efetivo do viveiro municipal não dependerá apenas da eficiência das campanhas da Prefeitura, mas também da dedicação coletiva em utilizá-lo.
Com as mudas gratuitas, a proposta é facilitar a adoção de uma cultura de cidade arborizada, mas exige que a população faça sua parte como "plantadores oficiais de árvores":
O plantio deve ocorrer em casas, empresas e entidades por toda a cidade.
O projeto é resultado de um trabalho conjunto entre instituições, poder público, o Prefeito Flori, e diversos profissionais, contando com parcerias fundamentais como o IFRO (Campus Vilhena e Colorado), a Secretaria Municipal e o Conselho Municipal de Meio Ambiente.