Mal a eleição de 2024 terminou e já está em discussão na mídia e nos bastidores políticos o pleito de 2026 em Rondônia. Não dá mais para chorar o leite derramado e o passo agora é salvar o que ainda se pode. A eleição ´intempestiva´ de Léo Moraes para a Prefeitura de Porto Velho obriga a maioria dos partidos a redesenhar as estratégias políticas para 2026.
Pensando na disputa daqui há dois anos, o Instituto Brasil Dados, já está em campo e iniciará a partir de agora, bimestralmente, uma série de sondagens sobre todos os cargos que estarão em disputa para 2026, de Governo a Senado, de Deputado a Presidente da República. Essa será a disputa mais acirrada de todas, pois envolverá grandes nomes da política rondoniense.
SENADO
A primeira pesquisa foi divulgada hoje e envolve os possíveis pré-candidatos ao Senado Federal pelo Estado. Se as eleições fossem hoje, o resultado seria o seguinte: Silvia Cristina, deputada federal do PP aparece com 22%, seguida do governador de Rondônia, Marcos Rocha (UBr), com 12%, o senador Marcos Rogério (PL), com 9 %, o ex-senador Valdir Raupp (MDB) com 8%, o senador Confúcio Moura (MDB), com 4%, o ex-senador Acir Gurgacz (PDT), com 4 %, e a ex-senador ado PT, Fátima Cleide, com 1 %.
A sondagem ouviu 1.100 pessoas em 25 municípios de forma estimulada pra senador e governador, e espontânea pra estadual e federal. Nos próximos dias, o instituto inicia a divulgação de todas as sondagens. O nome do prefeito Hildon Chaves e do Vice-Governador não foram estimulados na pesquisa e estarão presentes na pesquisa para o Governo de Rondônia, que será a próxima a ser divulgada.