O deputado federal Fernando Máximo (UB-RO) anunciou a destinação de R$ 3.223.000,00 (três milhões e duzentos e vinte e três mil reais), através de emendas parlamentares, ao Governo do Estado de Rondônia para o combate a crise hídrica. Os recursos devem ser distribuídos entre a Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp) e Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) para ser utilizado em escavações, instalação de poços artesianos e construção de adutoras a fim de levar as águas dos rios, igarapés e represas para todos os rondonienses.
“A grande maioria dos rios do estado de Rondônia baixou muito e continua baixando seus níveis de água, vale destacar que nós estamos ainda no mês de agosto. Até chegar o fim do ano e começar as chuvas, que vão ser postergadas por vários fenômenos da natureza, nós precisamos combater essa crise porque nós sabemos que água é saúde e a seca é histórica”, afirmou o congressista rondoniense.
“Ainda falta parte desse recurso para combater a crise hídrica e são quase um milhão de reais que devem ser depositados nos próximos dias na conta do governo do Estado. Os recursos vão servir para que nós minimizemos o sofrimento da nossa população, com essa falta de água prevista para o estado de Rondônia nesse ano de 2024. Vamos continuar trabalhando mesmo aqui no recesso da Câmara dos Deputados, buscando mais recursos para atender melhor a nossa população ealiviar o sofrimento da nossa gente."
A estiagem rigorosa levou o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional a reconhecer a situação de emergência em Porto Velho e outros 17 municípios rondonienses.
No mês de julho, o nível do rio Madeira em Porto Velho chegou a incrível marca de 2,85 metros, registrado no dia 22.