Em uma reportagem publicada na última sexta-feira (09) pela
Revista Exame, a gestão do prefeito Hildon Chaves (Ex-PSDB, agora União Brasil), é bem avaliada por 55,4% da população de Porto Velho (RO), enquanto outros 34% classificam o desempenho do prefeito como regular e 8,7% como ruim/péssimo.
A notícia veiculada pela Exame foi feita com base em uma pesquisa eleitoral da Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades. A revista obteve o levantamento com exclusividade e o conteúdo foi reproduzido por outros veículos de notícias de Rondônia, como o site Eu Ideal e o portal SGC afirmando que o prefeito teria 92% de aprovação da população porto-velhense.
O jornal
Rondoniaovivo tentou checar a pesquisa, que foi registrada no Tribunal Superior como
RO-09708/2024 - mas o TSE só vai divulgar o resultado do levantamento após as eleições municipais de 2024, que tem o primeiro turno programado para o dia 6 de outubro.
A Futura Inteligência realizou 600 entrevistas entre os dias 29 de julho e 6 de agosto, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.
Intenções de voto na capital
A pesquisa elaborada pela Futura Inteligência também observou intenções de voto na capital. Segundo o levantamento, a candidata do União Brasil - apadrinhada pelo atual prefeito -, tem 51,7% das intenções de voto e lidera a corrida eleitoral em Porto Velho.
O levantamento mostra o segundo colocado, o ex-deputado federal Leo Moraes (Podemos), com 12,9% dos votos.Na sequência, estão os pré-candidatos Vinícius Miguel (PSB), com 4,6%; Juíza Euma Tourinho (MDB), 4,4%; Fátima Cleide (PT), 2,2%; Samuel Costa (Rede), 2,0% e Benedito Alves (Solidariedade), com 1,5%.
Pela margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, os quatro estão tecnicamente empatados na disputa.
* Reescrito com conteúdo de Revista Exame