A deputada federal Cristiane Lopes, ao lado do Governador de Rondônia Cel. Marcos Rocha, do Cônsul Honorário de Israel Jaime Benchimol, do Presidente da Associação PanAmazônica Adélio Barofaldi e do Diretor Executivo da Fundação PanAmazônica, Belisário Arce, além de representantes da comunidade judaica, assinaram nesta terça-feira (28), um documento de adesão à definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Recordação do Holocausto (IHRA).
O objetivo principal da assinatura é permitir que o estado de Rondônia utilizasse a definição de antissemitismo da IHRA como um recurso educacional para abordar e prevenir atividades relacionadas a preconceitos e discriminação.
Destacando a relevância do ato, a parlamentar expressou toda sua emoção, “hoje é uma data muito importante e especial para o estado de Rondônia e para a comunidade israelense. Juntamente com o nosso governador, assinamos um documento de adesão contra o antissemitismo. Esta ação reforça o nosso compromisso em promover a tolerância e o respeito mútuo”.
Desde 09 de novembro de 2021, o Brasil é um observador na IHRA. O país, que abriga a segunda maior comunidade judaica da América Latina e a décima maior do mundo, orgulha-se de ter acolhido inúmeras famílias que fugiram dos horrores do Holocausto.
Entre os heróis brasileiros reconhecidos pelo Yad Vashem, o Centro Mundial de Memória do Holocausto em Israel, estão Aracy de Carvalho Guimarães Rosa e o Embaixador Luiz Martins de Souza Dantas, homenageados como "Justos entre as Nações" por seus esforços para salvar centenas de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
O Cônsul Honorário de Israel, Jaime Benchimol, expressou sua gratidão à deputada Cristiane Lopes, pelo constante apoio a Israel. Ele destacou, “a assinatura representa uma grande contribuição na luta contra a banalização do Holocausto e do antissemitismo”.
O Governador Cel. Marcos Rocha, mencionou os benefícios mútuos decorrentes das vias de exportação e importação estabelecidas entre as duas regiões. “Nossa missão é sempre possibilitar acesso ao que há de melhor para a população rondoniense, e nossa abertura diplomática visa demonstrar que Rondônia possui interesse e disposição para parcerias que resultem em crescimento”.
Cristiane Lopes, além de sua atuação como parlamentar, carrega em seu sobrenome Benarrosh uma marca de sua descendência israelense. Em dezembro do ano passado, visitou Israel pessoalmente e testemunhou os horrores e a destruição causados pelos ataques do grupo terrorista Hamas.
“Este evento reafirma o compromisso de Rondônia e do Brasil em combater o antissemitismo e promover a paz e a segurança para todas as comunidades. Israel é uma nação que luta pela sua defesa e pela garantia de paz em seu futuro. Contribuir para que isso se torne realidade não tem preço”, concluiu.