ELLIS REGINA: Vereadora cobra retorno de cirurgias de histerectomia

Ellis disse que recebeu a confirmação que a Maternidade Municipal não realiza cirurgias de histerectomia desde julho do ano passado

ELLIS REGINA: Vereadora cobra retorno de cirurgias de histerectomia

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A vereadora Ellis Regina disse esta semana durante a sessão ordinária da Câmara Municipal que recebeu a confirmação da Secretaria Municipal de Saúde que a Maternidade Municipal não realiza desde julho do ano passado cirurgias de histerectomia (remoção cirúrgica de útero). 
 
Segundo a vereadora, ela foi procurada por uma professora – que estaria com problemas de sangramento e encontrando dificuldades em fazer a cirurgia. Esse procedimento, segundo a vereadora era realizado anteriormente pelo município e lhe causou estranheza por ser um serviço com grande demanda. 
 
“Enviei o ofício à Semusa e a Secretaria me confirmou que desde julho do ano passado o serviço foi suspenso em decorrência das obras de reforma da maternidade”, disse a vereadora.  A cirurgia, segundo a vereadora, está sendo realizada apenas no Hospital de Base. A falta do serviço está gerando muita reclamação. 
 
“A cirurgia que era feita no município ajudava muito a desafogar a demanda do Estado na capital. Lembrando que a histerectomia é uma forma de prevenção ao câncer e, portanto, um serviço essencial á saúde da mulher e vetor de qualidade de vida para centenas de cidadãs. É um procedimento muito importante”, comentou a vereadora.  
 
 
MÉDICOS
 
Ainda sobre a questão da suspensão dos procedimentos de histerectomia, a vereadora disse que a Prefeitura está realizando um chamamento público para a contratação de médicos especializados em ambulatório e cirurgia na área ginecológica, um regime de contratação que, ao seu ver é claramente terceirizado. 
 
“E os profissionais que estão na maternidade? Por que a Prefeitura não aluga e equipa um local para retornar essas cirurgias. Sairia bem mais em conta do que terceirizar. O que não se pode de forma alguma é deixar essas mulheres sem atendimento por quase um ano”, sugeriu a vereadora. 
 
Ao finalizar, a vereadora disse que essa medida evitaria custos desnecessários aos cofres do município.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS