Delegado Lucas Torres (PP) publicou nota justificando que projeto é anterior ao conflito entre Israel e Hamas e que se solidariza com todas as vítimas da guerra
Foto: Divulgação/ALE-RO
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado estadual Delegado Lucas Torres (PP), autor do decreto lei que conferiu o "título honorífico de cidadão honorário do Estado de Rondônia" a Benjamin Netanyahu, e que virou alvo de chacotas e memes pelo país e mundo afora, afirmou que está atualmente explorando opções legais para revogar essa homenagem ao primeiro-ministro de Israel.
Ele explicou que a ideia de homenagear Netanyahu surgiu após seu convite para participar da Frente Parlamentar Brasil-Israel, uma iniciativa da bancada federal em conjunto com Assembleias Estaduais. O deputado mencionou ainda a previsão de uma viagem em comitiva para Israel como contexto para a concessão do título.
O deputado rondoniense ressaltou que a proposta do decreto foi debatida na segunda quinzena de setembro e redigida em 03 de outubro, antes do conflito entre Israel e o grupo Hamas. No entanto, o documento oficial só foi protocolado em 09 de outubro, quando os conflitos já haviam começado.
Ele expressou seu pesar pelas vítimas do conflito entre Israel e o Hamas e demonstrou solidariedade com todos os cidadãos afetados por esse "conflito devastador". Diante dessa situação, o deputado está considerando a possibilidade legal de revogar a concessão do título honorífico.
O decreto legislativo 2.403, de 11 de outubro de 2023, que concedeu o título a Netanyahu, foi assinado pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), o deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota).
Esse decreto mencionou que Netanyahu mereceu a homenagem pelos "relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia", apesar de o político israelense nunca ter estado fisicamente no estado do Norte do Brasil.
Na justificativa apresentada no documento enviado à Assembleia, o parlamentar argumentou que o primeiro-ministro israelense é reconhecido como "amigo da comunidade Evangélica Brasileira" e destacou suas contribuições para a cooperação entre Brasil e Israel, abrangendo diversos campos, desde a literatura até as relações internacionais.
"Benjamin Netanyahu destacou-se como líder de destaque, desempenhando papel fundamental no fortalecimento dos laços entre Israel e o Brasil. Sua visão e comprometimento foram fundamentais para o estabelecimento de parcerias significativas que transcendem fronteiras geográficas", escreveu o deputado, dizendo ainda aguardar ansiosamente "a visita do Primeiro Ministro (sic) a Rondônia".
Memes
A notícia se espalhou rápido por veículos nacionais e internacionais, além de render memes e muita chacota nas redes sociais. Veja abaixo a repercussão negativa do “título honorífico” dado a Benjamin Netanyahu.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!