LUIZINHO GOEBEL: Deputado sugere projeto de compensação pela Hidrelétrica em Machadinho

Os benefícios devem chegar ao município antes da construção da Usina

LUIZINHO GOEBEL: Deputado sugere projeto de compensação pela Hidrelétrica em Machadinho

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante a Sessão Itinerante Extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia realizada nesta quinta-feira (24), em Machadinho D’Oeste, o deputado estadual Luizinho Goebel (PSC) sugeriu que fosse elaborado o projeto de compensação pela construção da Hidrelétrica Tabajara. A iniciativa visa proteger a população do município contra os impactos e dissabores, outrora vivenciados em Porto Velho com o advento das Usinas do Madeira. 
 
 
A experiência de ter travado uma batalha em defesa da construção do Complexo na capital de Rondônia, junto à classe política e demais poderes, o faz afirmar que os responsáveis venderam uma ilusão para o povo. Para o deputado “Rondônia não ganhou, sequer, a autonomia para usar a energia gerada. Hoje, nós vemos o caos no fornecimento de energia”.  
 
 
Com uma sinalização positiva vinda por parte de membros do Ministério Público, o parlamentar pediu para que o prefeito Paulo Henrique dos Santos (DEM) liderasse esse processo. Em justificativa, disse que mesmo com todo o esforço dos deputados, os recursos destinados à Machadinho são insuficientes diante das demandas para atender o município.  
 
 
No entendimento de Luizinho Goebel, o projeto de compensação proporciona garantias e permite que a população não seja enganada. Dentre as preocupações, uma é a de que os empreendedores trazem mão de obra e frota de veículos de outros estados e deixam os munícipes sem opções. A solução apontada é a de que às obras só tenham início com a providencia de 100% de drenagem, 100% de rede de água, 100% de saneamento básico e 100% de asfaltamento em ruas e avenidas da cidade”. 
 
 
Outro apontamento é que esses investimentos também contemplem a revitalização das estradas e pontes, mas que priorize os pequenos produtores. Por isso, o deputado sugere que os benefícios devem chegar ao município de Machadinho antes da construção da Hidrelétrica Tabajara. Em sua análise “depois que a Usina estiver pronta, eles vão embora, não olham mais pra trás e o Machadinho e o seu povo vai ficar aqui à mercê da situação que ficou Porto Velho”.  
 
 
Na eminência de uma obra que considera a maior na atualidade política de Rondônia, entende que o prefeito em exercício pode deixar um importante legal ao providencia a elaboração do projeto de compensação. Ao dizer que sonha com o município de Machadinho se tornando uma cidade referência no Estado, encerrou dizendo: “usina já, desde que Machadinho seja em primeiro lugar”. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS