Parlamentar lembrou que instituição tem papel fundamental no desenvolvimento agrícola do Brasil
Foto: Divulgação/Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um dos principais financiadores de negócios do país, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi tema de uma importante audiência da Comissão de Agricultura.
Na ocasião, o senador Jaime Bagattoli (PL) e outros parlamentares discutiram o bloqueio de empréstimos da instituição a proprietários de áreas rurais com supostos indícios de desmatamento ilegal.
“A forma como essa medida foi divulgada pode prejudicar a imagem de produtores rurais que atuam na legalidade. Por isso, é preciso cautela para não permitir que a desinformação generalize todo um setor de extrema importância para a economia do país”, explica Bagattoli.
Segundo a Comissão de Agricultura (CRA), o banco teria negado, ao menos, 58 pedidos de empréstimo que totalizam cerca de R$ 24 milhões a produtores em áreas com supostos indícios de desmatamento. As alegações vêm de dados da plataforma MapBiomas e dizem respeito principalmente aos estados de Rondônia, Pará e Tocantins.
Durante a reunião foi apontado que mais de 58 produtores rurais caíram na malha fina do MapBiomas, tendo seus empréstimos solicitados ainda sob a análise da instituição. Na condição de senador e produtor rural, Jaime lembrou da importância do crédito para o fomento deste setor.
“Muitos esquecem, mas o crédito é importante para o fomento da agricultura familiar e de pequenos produtores, que são grandes geradores de emprego e renda em estados da região Norte do Brasil. Sabemos da importância de preservar o meio ambiente e não permitiremos que generalizem esse importante setor”, destacou o senador.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!