AUTORIZADO: Câmara aprova PL de Ellis Regina que cria Programa Permanente de Reforço Escolar

O projeto tem como objetivo criar uma ferramenta pedagógica para a redução dos déficits de aprendizagem de estudantes

AUTORIZADO: Câmara aprova PL de Ellis Regina que cria Programa Permanente de Reforço Escolar

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária desta terça-feira 13.09, em primeira votação, o Projeto de Lei 4324/2022, de autoria da vereadora Ellis Regina (Podemos), que  autoriza a criação do Programa Permanente de Reforço Escolar nas unidades municipais de ensino. 
 
O projeto tem como objetivo criar uma ferramenta pedagógica para a redução dos déficits de aprendizagem de estudantes. Segundo a vereadora, a dificuldade no aprendizado está ligada à maneira diferente do aluno em aprender e não na sua falta de capacidade de compreender. 
 
"A pandemia separou muito os alunos e professores do contato social na sala de aula, e de certa forma agravou a questão. Mas o déficit de aprendizado sempre ocorreu e tem sido uma barreira para os nossos alunos. Precisamos ´entender´ esse déficit e tratá-lo para não afastar nossas crianças da sala de aula", ressaltou a vereadora. 
 
Dentre os déficits de aprendizagem mais comuns na escola estão a dislexia (dificuldade maior para leitura), Disgrafia (distúrbio relacionado à dificuldade na escrita), Discalculia (dificuldades em lições de matemática e operações envolvendo números) e a Dislalia (distúrbio que afeta a fala dos alunos). 
 
A lei aprovada hoje e que deve ser votada novamente na próxima semana antes de ser sancionada, prevê que os pais ou responsáveis dos alunos poderão solicitar aos diretores das escolas o encaminhamento de seus filhos para avaliação pelos gestores do programa em suas referidas escolas. 
 
Para desenvolver o Programa Permanente de Reforço Escolar, o Município poderá firmar convênios ou parcerias com a União, ou o Governo do Estado, sociedade civil, empresas privadas, cooperativas, associações de moradores, e moradores de comunidade comprovadamente capacitados
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS