RIO PARDO: ALE promove audiência Pública para discutir regularização do distrito

Proposta pelo presidente Alex Redano, evento reuniu cerca de 2 mil pessoas na sede do Distrito

RIO PARDO: ALE promove audiência Pública para discutir regularização do distrito

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Assembleia Legislativa, por proposição do Deputado Estadual e presidente da Casa, Alex Redano (Republicanos) realizou na manhã de sexta-feira, 22, audiência pública com a comunidade no distrito de Rio Pardo, em Porto Velho, onde foi debatida a importância da regularização fundiária da localidade, que hoje abriga cerca de 10 mil habitantes.
 
Localizado na área de limites dos municípios de Porto Velho, Buritis e Alto Paraíso, Rio Pardo sofre há anos com decisões que travam o seu desenvolvimento, mesmo sendo uma área já antropizada e ocupada por famílias de trabalhadores rurais.
 
Estima-se que nas mais de duas mil propriedades, estejam cerca de 500 mil cabeças de gado, entre gado de leite e gado de corte, além do plantio de café e outras culturas. O deputado defendeu ainda que seja elaborado um amplo estudo socioeconômico e ambiental, para embasar o processo de regularização fundiária.
 
O Deputado Alex Redano sempre se mostrou preocupado com a situação daqueles moradores, que segundo ele, já ocupam a área há mais de 20 anos, estando a localidade totalmente antropizada, precisando apenas a regularização para o seu desenvolvimento, garantindo a segurança jurídica para os moradores e produtores rurais do local. O evento contou com a presença de toda a comunidade local, além dos vizinhos moradores dos distritos de Marco Azul, Marco 20 e dos municípios de Buritis, Ariquemes, Monte Negro, Alto Paraíso e da capital, Porto Velho, representantes de associações de produtores rurais e cooperativas.
 
Também estiveram presentes na audiência pública os deputados Lebrão (União Brasil), Adelino Follador (União Brasil), Ribamar Araújo (PL), Chiquinho da Emater (PSB), Deputado Cirone Deiró (Patriotas) o prefeito de Buritis Ronald Rodrigues, o prefeito de Alto Paraíso João Pavan, os deputados federais Mauro Nazif (PSB), Léo Moraes (Podemos) e Coronel Chrisóstomo (PL), os vereadores de Porto Velho Everaldo Fogaça (Republicanos) e Jurandir Bengala (PL).
 
Durante a audiência, diversos moradores da localidade fizeram uso da palavra e foram unânimes no medido de ajuda para a solução do problema que se arrasta há anos, sem uma solução definitiva. Eles pedem providências do governo federal e do governo do Estado para a regularização da área, o que trará conforto e segurança jurídica para os moradores, além da possibilidade de desenvolvimento, pois com a área regularizada é possível buscar recursos de financiamento da produção, ampliando ainda mais a renda dos produtores, bem como a receita para o Estado e município com os impostos da produção.
 
Para Alex Redano, como a localidade está ocupada há anos e já está consolidada, o caminho correto é o de buscar a regularização fundiária. "Não tem mais o que se discutir: a área está ocupada por famílias de trabalhadores rurais e a regularização fundiária deve ocorrer de forma justa e equilibrada", ponderou Redano, que junto com outros deputados estaduais se reúne em Brasília com a Bancada federal nesta semana, para uma agenda junto ao Ministério da Agricultura, Incra, Ibama e possivelmente com o Presidente Jair Bolsonaro, para buscar uma solução para o conflito.
 
“Não há como dizer que o Estado não reconhece a área como produtora, pois temos aqui em Rio Pardo aqui a presença do Estado através da Idaron, Seagri, DER, Polícia Militar, Seduc. O Município de Porto Velho também está aqui presente com uma escola municipal, transporte escolar, posto de saúde. Até o Ibama e o ICMBio sabem que aqui não há mais floresta há anos e que se trata de uma importante região produtora de Rondônia”, disse o deputado, que recebeu com alegria a noticio que o governo de Rondônia vai promover o levantamento sócio-econômico e ambiental de Rio Pardo, sem custos para os produtores, o que é fundamental para que se consiga a definitiva regularização.
 
“Com esse estudo, vamos apresentar ao governo federal e ao governo do Estado a importância de Rio Pardo e de sua gente para o desenvolvimento de Rondônia. Rio Pardo precisa desse reconhecimento. Essa gente sofrida que há mais de 20 anos vive aqui produzindo, criando suas famílias, merece no respeito de todos e o reconhecimento do Estado. Sempre estivemos juntos e vamos continuar defendendo forte essa região, sem medir esforços para que essa luta seja vencida com glórias para os nossos produtores rurais”, finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Roni Dallarmi

L de Souza LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS