Requerida pelo deputado estadual Alan Queiróz (PSDB), a Sessão Solene realizada na manhã desta segunda-feira (04) marcou a outorga de Voto de Louvor para lojas maçônicas do estado de Rondônia. Presidida pelo parlamentar, a mesa de trabalhos também foi composta pelos representantes das maçonarias rondonienses homenageadas.
Ao iniciar a solenidade, o deputado Alan Queiróz agradeceu a participação de todos e disse se sentir honrado com a presença de importantes personalidades de Rondônia. Segundo Queiróz, o trabalho das Lojas Maçônicas contribui de forma significativa para a construção de uma sociedade mais justa.
“Principalmente com os cuidados direcionados a formar bons cidadãos. Quero dizer que esta Casa de Leis aprovou, por unanimidade, o nosso requerimento de destinar a pessoas tão honrosas a comenda desta moção de louvor às Lojas Maçônicas pelos relevantes serviços prestados ao estado de Rondônia, em especial também, a Ordem Demolay. Temos a grata satisfação de também poder, nesta Casa Legislativa, não apenas discutir projetos de leis, o orçamento do Estado, mas também, de poder reconhecer e valorizar as pessoas que contribuem para uma sociedade mais justa. Essa solenidade é para isso e, além de obrigação, é nosso dever fazer isso em vida”, declarou Alan Queiróz.
Além do deputado, a mesa de trabalhos também foi composta pelos representantes das Lojas Maçônicas homenageadas na oportunidade, dentre os quais, o Venerável Mestre Heliton de Aguiar, representando a Loja Maçônica União e Perseverança nº 0947, o Venerável Mestre Carlos Ezequiel Farias de Lima, representante da Loja Maçônica Estrela Renascente nº 02, Grão Mestre Honorário Juraci Jorge da Silva, representando a Grande Oriente do Brasil – Rondônia, o Grão Mestre Paulo Benevenute Tupan, representante da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, pelo ex-Grande Mestre Estadual, Valber Filho Menezes Gama, representando o Grande Conselho Estadual da Ordem Demolay do Estado de Rondônia, pelo ex-Grande Mestre Estadual do Supremo Conselho Demolay do Brasil e por Francisco Sousa Lima, Mestre Conselheiro do Capítulo Jorge Teixeira nº 56 da Ordem Demolay.
Antes de dar início às falas de cada representante, o deputado citou uma mensagem de Frank Sherman Land, segundo o parlamentar, “ícone e fundador da Ordem Demolay”.
“O grande objetivo de nossa Ordem é ensinar e praticar as virtudes que nos levam a uma vida pura, reta, patriótica e reverente, como a melhor preparação para a maioridade da qual nos aproximamos. Nós procuramos, sinceramente, ser melhores filhos, melhores irmãos e melhores amigos, para que, ao chegarmos aos anos da maioridade, possamos ser melhores homens”, citou o deputado.
Posteriormente o parlamentar deu início às entregas das honrarias outorgadas as lojas maçônicas e Ordem Demolay de Rondônia. Homenagens recebidas, o deputado franqueou a palavra aos representantes maçônicos e demolays.
O Mestre Conselheiro Francisco Sousa Lima, do Capítulo Jorge Teixeira nº 56, falou sobre a história da Ordem Demolay em Rondônia. Segundo ele, “a história da Ordem está diretamente ligada e dependente do Capítulo Jorge Teixeira. Baseado na virtude de amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo, o Capítulo Jorge Teixeira, assim como a Ordem Demolay, vem formando líderes na sociedade, desde sua fundação e instalação em 1987”, lembrou.
Nadicleiton Silva Soares, ex-Grande Mestre Estadual do Supremo Conselho Demolay do Brasil solicitou a apresentação de um vídeo onde o Grande Mestre Nacional da Ordem Demolay, Antônio Fortunato Neto, morador do estado da Paraíba, agradece o deputado Alan Queiróz pela iniciativa das homenagens e parabeniza todos os representantes das lojas homenageadas.
“Que todos possam comemorar essa moção de aplausos com bastante vigor e pujança que a Ordem Demolay de Rondônia merece. Sucesso a todos vocês”, desejou Fortunato Neto.
O ex-Grande Mestre Estadual do Grande Conselho Estadual da Ordem Demolay do Estado de Rondônia, Valber Filho Menezes Gama comentou que falar da Ordem “é falar de uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida enquanto ainda jovem. Iniciado no Capítulo José Zito da Silva nº 604, tive a oportunidade de conhecer vários irmãos. É justo reconhecer o trabalho de vários jovens que ocupam importantes posições na sociedade e cargos de grande relevância”, afirmou.
Antes de encerrar seu pronunciamento, Valber Gama tomou a iniciativa de homenagear alguns servidores da Assembleia Legislativa, como a servidora do Cerimonial da Casa, Naiara, o servidor do gabinete do deputado Alan Queiróz, Anderson Martins e o próprio parlamentar.
Posterior a isso, o Grão-Mestre Paulo Benevenute Tupan, da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, em sua fala, disse que a história da maçonaria e da Ordem Demolay caminham juntas.
“O Grande Oriente do Brasil foi instalado em 1981, a Grande Loja em 1985, a Estrela Renascente em 1980, já existia a União e Perseverança, assim como a Fé e Confiança em Guajará-Mirim, e nesse ínterim, há 35 anos, começou o Capítulo Jorge Teixeira lá na Loja Estrela Renascente. Mas quis o destino que a Loja União e Perseverança também participasse desse processo e hoje patrocina esse Capítulo”, comentou Tupan.
O Grão-Mestre Honorário Juraci Jorge da Silva, da Grande Oriente do Brasil – Rondônia, assim como todos os demais representantes, agradeceu ao deputado pela proposição da homenagem e ressaltou que “se a maçonaria não tivesse dado bons frutos ela não existiria mais. ” Ele lembrou ainda que, neste ano, o Grande Oriente do Brasil, a potência mater do país, no dia 17 de junho, completará 200 anos.
“E eu gosto sempre de frisar, para que fique bem explícito para quem não conhece nosso trabalho que a maçonaria não é religião, mas sim, religiosa. Nós maçons, acreditamos em um ser supremo, o grande arquiteto do Universo, que é Deus. E é fortalecido nesse espírito de irmandade que trabalhamos, incansavelmente, para aqueles que mais precisam, respeitando o princípio da liberdade, da igualdade e da fraternidade”, enfatizou o Grão-Mestre.
O Venerável Mestre Carlos Ezequiel Farias de Lima da Loja Maçônica Estrela Renascente nº 2, durante seu pronunciamento, pediu que “Deus continue nos capacitando, nos abençoando, nos concedendo uma semana de paz, tranquilidade para que possamos prosseguir com nossos trabalhos e que, em especial, possa continuar capacitando todos os excelentíssimos deputados que compõem essa Casa e que possuem o futuro do estado de Rondônia em suas mãos”, disse ele.
Para encerrar as falas, o Venerável Mestre Heliton Alves de Aguiar, da Loja Maçônica União e Perseverança falou da grande satisfação em estar presente na Casa do povo e da emoção e alegria pelo reconhecimento de iniciativa do deputado Alan Queiróz.
“Não existe mérito no cumprimento do dever. Somos homens de bons costumes, traçando e planejando um mundo melhor, com nossas ações, atitudes e lojas maçônicas fincadas nas terras de Rondon, desde o ido de 1918, vem forjando homens livres e de bons costumes para o aprimoramento de uma sociedade melhor”, resumiu.
Em seguida, o deputado Alan Queiróz também usou a tribuna para falar da alegria de poder prestar as referidas homenagens enquanto deputado estadual. O parlamentar também citou que já havia participado de homenagens anteriores durante seus 16 anos de mandato como vereador de Porto Velho.
“A atividade maçônica no solo rondoniense acontece desde 1916, quando maçons residentes da Vila de Presidente Marques, Vila de Abunã, então estado do Mato Grosso, se reuniram naquele ano para fundarem a Loja União e Perseverança, contudo, esta oficina não prosperou naquela época. A maçonaria foi constituída como uma associação de homens livres e de bons costumes, que aspiram pelo aprimoramento moral, através do cumprimento inflexível do dever”, destacou o parlamentar.
Após concluir seu discurso, o deputado encerrou a solenidade e, mais uma vez, citou Frank Sherman Land.
Se trabalharmos sobre o mármore, um dia ele acabará. Se trabalharmos sobre o metal, um dia o tempo o consumirá. Se erguermos Templos, um dia se tornarão pó. Mas se trabalharmos sobre almas jovens e imortais. Se nós as imbuirmos com os princípios de justo temor ao criador e amor à humanidade. Nós gravaremos sobre essas almas algo que brilhará eternamente. Daqui a cem anos pouco importará o quanto tenhamos acumulado no banco; que tipo de casa, palacete ou carro possuímos, Mas o mundo poderá ser diferente, talvez porque fomos importantes na vida dos jovens”, finalizou o parlamentar que agradeceu a presença de todos.