PARCERIA: Confúcio e reitora discutem medidas para reestruturação da Unir

Durante a reunião Marcele Pereira apresentou também ao senador os resultados conquistados no campus de Ariquemes

PARCERIA: Confúcio e reitora discutem medidas para reestruturação da Unir

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) e a reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Marcele Pereira, se reuniram na última terça-feira (15), em Brasília, para discutir a situação da instituição de ensino e ao mesmo tempo, alternativas para o aproveitamento e otimização da estrutura do Campus de Ariquemes, os resultados conquistados e o destino das obras a serem concluídas.
 
 
 
Marcele Pereira agradeceu o apoio de Confúcio Moura com a destinação de emendas à instituição. “O senador foi o parlamentar que colocou recursos de maior natureza, e, obviamente, ajudando aos demais parlamentares da bancada a acreditar na universidade, nos projetos, nas políticas públicas que nós temos desenvolvido”, falou.
 
 
 
A reitora explicou que tem pensado no destino das obras, que igualmente tiveram apoio e a participação do senador, até mesmo em anos anteriores. Ela disse ainda que veio conversar com o senador sobre a retomada dos processos do Hospital Universitário.
 
 
 
 “O Hospital é uma pauta importante e significativa. A gente sabe o interesse do senador Confúcio Moura no campo da saúde, da educação e a gente precisa desse apoio institucional da bancada, e o senador tem uma expressão muito grande e pode nos ajudar”, asseverou.
 
 
 
Reestruturação da Unir
 
 
 
Outro assunto abordado na reunião foi a reestruturação da universidade, visando concentrar cursos nos Campi do interior, reforçando-os e ao mesmo tempo promover a consolidação deles. Confúcio Moura citou que há cursos com poucos alunos em Ariquemes e Médici, por exemplo, e que podia centralizá-los em um único ambiente.
 
 
 
Para o senador, a concentração de alguns cursos seria mais proveitosa em determinadas regiões. “Peixe, por exemplo, quem tem peixe em Rondônia é Ariquemes, nada contra Médici, mas realmente tem que ser lá em Ariquemes a engenharia de produção junto com a engenharia de alimentos, reforçaria muito, e a produção é uma área muito ampla, serve para tudo. Logicamente vai aparecer mais alunos para a engenharia de produção, vai dar mais movimento no campus e caminhar para o centro tecnológico em Ariquemes”, enfatizou.
 
 
 
A reitora destacou que busca ajuda na elaboração de um estudo ampliado com relação a vocação dos cursos nos campi do interior. Segundo ela, há cursos em determinadas regiões do estado com problemas de vagas com pouco interesse e baixa a procura, e que a ideia é montar uma estratégia para fortalecer esses cursos, mesmo que precise fazer uma mudança de sede.
 
 
 
Marcele Pereira diz acreditar na reestruturação com base em uma proposta que nasça e cresça e no próprio curso e na articulação com os próprios docentes. “O interesse é realmente desenvolver um programa, uma ação que fortaleça os cursos da universidade, dialogando com as regiões que mais precisam desses cursos. Então nós também temos a articulação com o senador pra buscar esse tipo de movimentação”, grifou.
 
 
 
Parceria com o sistema S
 
 
 
O senador sugeriu à reitora a uma parceria da Universidade de Rondônia com o sistema S. “Exatamente, vir aqui em nível nacional e a gente começar a fazer uma parceria da universidade com o sistema S para aproveitar os espaços disponíveis nos grandes laboratórios que nós temos em Ariquemes, por exemplo, e em outras cidades de Rondônia”, concluiu.
 
 
 
Participaram também da reunião as assessoras parlamentares Simírame Leite, da Universidade Federal de Rondônia e Elizete Lionel, do senador Confúcio Moura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS