O Deputado Estadual Alan Queiroz, após conhecimento da decisão do MPF, abraçou a iniciativa que prioriza candidatos rondonienses para ingressar no curso de medicina na Universidade Federal de Rondônia.
Das 120 vagas disponibilizadas para o curso de medicina na UNIR nos últimos três anos, apenas 35 foram ocupadas por estudantes residentes em Rondônia. O Ministério Público Federal (MPF), sugeriu que a Unir adote bonificação estadual para alunos residentes no estado, de forma que haveria um acréscimo às notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Deputado Alan, que também é membro da comissão de saúde e educação, já sinalizou que irá convidar as partes interessadas para debater o assunto dentro das comissões da Assembléia Legislativa.
"Parabenizo a iniciativa do Procurador da República Raphael Bevilaqua e, concordo também que existe desproporcionalidade na concorrência dos candidatos residentes em Rondônia com os demais estados. Nosso gabinete está à disposição para debater o assunto e tomar as providências cabíveis na esfera legislativa", comentou o Deputado Estadual Alan Queiroz.