O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa realizou uma nova reunião nesta terça-feira (27) e decidiu pelo afastamento do deputado Geraldo da Rondônia como membro titular do Conselho.
Geraldo deixa de ser membro do Conselho de Ética e passa para a condição de investigado, onde caso confirmadas as denuncias, poderá sofrer sanções como afastamento e perda do mandato.
Agora, os deputados se reunirão no próximo dia 11 de maio para escolher o relator do processo de Geraldo da Rondônia. Estão na suplência do Conselho Alan Queiroz (PSDB), Luizinho Goebel (PV) e Rosangela Donadon (PDT).
Caso Lebrão
Outro processo que tramita pelo Conselho de Ética é o relacionado ao deputado José Lebrão, filmado pela Polícia Federal pegando dinheiro de oriundo de corrupção e colocando dentro de uma sacola, isso tudo, utilizando um carro oficial da própria ALE/RO.
O processo de Lebrão foi aberto na última semana pelo Conselho de Ética e tem como relator o deputado Edson Martins. Que ainda terá de ouvir a defesa de Lebrão para apresentar seu parecer.
Prazos longos
Ao que tudo indica, o cidadão rondoniense não terá uma resposta com brevidade para os escândalos envolvendo Geraldo e Lebrão uma vez que os prazos para defesa dos deputados, apresentação das relatorias e analises do Conselho podem se estender até o final do ano.
Em seguida, a denuncia poderá ser encaminhada ao plenário para a votação de todos os deputados em sessão.