O deputado estadual Jair Montes se manifestou após a divulgação de seu afastamento do Parlamento Estadual por conta da operação Aleteia, deflagrada pela Polícia Civil, Ministério Público e TCE/RO.
De acordo com Jair Montes, ele sequer havia sido notificado, tido acesso ao inquérito, ou também qualquer relação sua aos atos imputados, já que é deputado e não tem poder para ordenar despesas.
A operação investiga a compra de testes rápido de COVID-19 no Estado.
Veja nota na íntegra
Acerca dos fatos noticiados o deputado Jair Montes esclarece que:
Não teve acesso ao inquérito e nem foi notificado. Que não há relação do parlamentar aos fatos imputados a ele. Pois o mesmo não é ordenador de despesa, e sim deputado. Logo não se justifica qualquer afastamento.
Jair Montes reafirma sua crença na autonomia dos Poderes e no respeito ao amplo direito de defesa, princípio consagrado pela Constituição estou me inteirando da situação, quando então tomarei as medidas necessárias para esclarecer todas as suposições acerca das investigações ocorridas de modo a preservar a minha honra, a minha família, os meus colaboradores e, principalmente, dar a satisfação necessária à população rondoniense.
Jair Montes
Deputado Estadual