EXAME NACIONAL: Revalida é tema de audiência entre Confúcio Moura e ministro da Educação

A respeito da revalidação dos diplomas de médicos brasileiros ou de outros profissionais formados no exterior que estão no Brasil, o senador lembrou que em dezembro do ano passado foi aprovada, pelo Congresso, a Lei nº 13.959, e lamentou que até o momento, devido à pandemia, não foi colocada em prática a execução das provas pelo Ministério da Educação (MEC)

EXAME NACIONAL: Revalida é tema de audiência entre Confúcio Moura e ministro da Educação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) esteve nesta terça-feira (25) com o novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, para debater critérios sobre a execução do exame nacional de revalidação de diplomas expedidos por instituição de educação superior estrangeira (Revalida), do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), e ainda do convite para participar de audiência pública na Comissão Especial Mista do Congresso Nacional para falar de educação.
 
A respeito da revalidação dos diplomas de médicos brasileiros ou de outros profissionais formados no exterior que estão no Brasil, o senador lembrou que em dezembro do ano passado foi aprovada, pelo Congresso, a Lei nº 13.959, e lamentou que até o momento, devido à pandemia, não foi colocada em prática a execução das provas pelo Ministério da Educação (MEC).
 
Confúcio Moura enfatizou que há um grande número de profissionais no Brasil formados no exterior sem trabalhar, aguardando a revalidação de diplomas. “Isso é muito grave. Sugeri a ele que encontrasse um mecanismo diferenciado, um mecanismo tecnológico que pudesse fazer isso, que fizesse duas regulamentações, uma provisória, enquanto perdurar a calamidade em saúde pública, e outra depois definitiva, quando passar esse momento”, explicou.
 
O ministro demonstrou sensibilidade em executar o Revalida, e disse que irá falar com a direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável para realizar as provas, e empreender a lei que foi aprovada no ano passado a duras penas, e sancionada pelo residente da República.
 
Comissão da Covid-19
 
Na ocasião, o senador também fez o convite ao ministro para participar da audiência pública na comissão que acompanha as ações do governo no combate à covid-19 e as suas consequências, da qual é presidente. Confúcio disse que, além do expediente oficial, foi pessoalmente fazer o convite ao ministro para que ele compareça à comissão e fale de educação, porque a educação está diretamente envolvida em calamidade, justamente porque as escolas estão fechadas, os alunos parados, os pais aflitos e ninguém sabe como resolver a situação.
 
"Apesar do pouco tempo no cargo, o ministro irá falar das suas metas frente ao MEC e irá prestar informações à população brasileira por meio da Comissão", afirmou o senador.
 
FUNDEB
 
Durante a audiência, conversaram também sobre a votação do primeiro turno do Fundeb no Senado. Confúcio Moura disse que o seu desejo é a aprovação da proposta como está, não mexer em nada e aprovar o relatório da deputada professora Dorinha Seabra (DEM-TO), da forma como foi aprovada em dois turnos pela Câmara, devido à urgência da matéria, e também porque o Fundeb tem um prazo de vigência até 31 de dezembro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS