SERVIDORES DA SAÚDE: Anderson Pereira quer pagamento de percentual máximo de insalubridade

Valor do adicional de insalubridade é um direito constitucional, previsto pelas Leis do Trabalho

SERVIDORES DA SAÚDE: Anderson Pereira quer pagamento de percentual máximo de insalubridade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

ALE/RO - O deputado estadual Anderson Pereira (PROS), apresentou durante sessão ordinária realizada na última terça-feira (5) requerimento que prevê com máxima urgência, pagamento de porcentagem máxima na insalubridade para profissionais da saúde, servidores em atividades pertinentes ao enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus. A medida se faz necessário devido risco iminente de contágio e transmissão comunitária da COVID19 e outras doenças.
 
Atualmente, para atividades insalubres é feita classificação no pagamento do subsidio, que vai do valor mínimo de 10%, passa ao grau médio 20%, chegando ao máximo, 40%. O cálculo adicional é feito com base no salário mínimo, porém o parlamentar quer o pagamento igual, 40% a todos, tendo em vista o risco de contaminação.
 
De acordo com o parlamentar, diante da presente crise na saúde mundial se faz justo essa igualdade no pagamento da insalubridade “grau máximo” (40%), a esses trabalhadores que estão na linha de frente, convivem diretamente com o risco de contágio do coronavírus e outras patologia que podem custar a vida.
 
“Todos sabemos do grande esforço de todos os profissionais que continuam desenvolvendo suas funções mesmo com a pandemia em ascensão, trabalhadores que estão colocando a própria vida em risco, expostos a uma alta carga viral, por pessoas que estão diagnosticadas com doenças. Para piorar o quadro, ainda há uma escassez de material de proteção, EPIs. Não há dúvida do risco que estes profissionais enfrentam”, defendeu o deputado.
 
Em Rondônia, 30 pessoas se tornaram vítimas fatais da doença, entre elas profissionais da saúde que estavam atuando e se contaminaram.
 
INSALUBRIDADE
 
Valor do adicional de insalubridade é um direito constitucional, previsto pelas Leis do Trabalho e é concedido a trabalhadores que atuam em condições que podem ser nocivas à saúde.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS