ESPAÇO ABERTO: Asfalto do Mariana terá durabilidade mínima de 15 anos

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO: Asfalto do Mariana terá durabilidade mínima de 15 anos

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

5 KM CONCLUÍDOS


As obras de pavimentação no bairro Mariana estão a todo vapor. O contrato entre prefeitura e 5º BEC prevê o asfaltamento de 27 quilômetros. O período de chuvas atrasou o andamento dos trabalhos iniciados em maio de 2018. Em um ano, apenas 5,5km de ruas foram asfaltadas. Pode até parecer pouco  no entanto é importante destacar que o serviço dos militares não consiste apenas em jogar camada de asfalto sobre as ruas.

 

 

 

 

 


LOGÍSTICA


80 militares estão trabalhando no bairro Mariana. Entre máquinas e caminhões são 40 veículos envolvidos nas obras. Outro ponto fundamental que acabou prejudicando o andamento do serviço é que o projeto inicial previa que o cascalho fosse fornecido por uma cascalheira distante 18 km das obras. Em cima da hora, a prefeitura mudou de fornecedor o cascalho passou a ser buscado 30 km distante do bairro.

 

 

 

 


TERRENO PÉSSIMO


A colocação do asfalto é a parte mais simples da obra, segundo os militares do 5º BEC. No caso do bairro Mariana o solo ruim vem exigindo serviço dobrado. No contrato assinado com o município a previsão era de que os militares teriam que escavar em média 40 centímetros. Somente em uma das ruas, o preparo do solo exigiu escavações que chegaram a 3 metros de profundidade. 

 


ABANDONO


Segundo o comandante do 5º BEC, coronel Emerson Moraes, são problemas como esses que fazem muitas empreiteiras abandonarem o trabalho. Há um gasto bem maior de combustível, insumos e tempo quando uma empresa tem que executar serviço acima do que foi contratado. Moraes diz que no caso dos militares a obra não para porque eles não visam lucro.

 

 

 

 


RETOQUE


Quem passa pelo bairro Mariana já consegue ver em que situação se encontram muitas ruas que até pouco tempo atrás estavam intransitáveis. Conforme as ruas estão sendo asfaltadas uma equipe de drenagem realiza escavação para execução de meio-fio e sarjeta. Nesta terça-feira (09) o trabalho foi na rua Itatiaia.

 


EXAME TÉCNICO


Outro ponto de destaque no trabalho é que após o asfaltamento um grupo perfura a pista para retirar uma amostra de asfalto para avaliação e laudo. Nesse exemplo, é possível observar a espessura do asfalto colocado na rua  São José. O bloco de pavimento chegou a 5 centímetros e meio. Um centímetro a mais do que o previsto. De acordo com os militares, é a análise técnica dessa amostra que demonstra se o pavimento foi bem feito. O asfalto produzido com qualidade garante durabilidade mínima de 15 anos podendo chegar a 25 anos dependendo das condições de tráfego na via.

 

 

 

 

 

 

 


ECONOMIA


O valor do contrato entre prefeitura e BEC é de 30 milhões de reais. A obra feita pelos militares é 30 por cento mais barata que o previsto por empreiteiras particulares para um pavimento de 27 km. Vale destacar aqui o acerto da prefeitura nessa parceria que além de garantir economia entrega para a comunidade um asfalto de qualidade que tão cedo não vai precisar ser reparado.

 

 

DINHEIRO PARA A EFMM


O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, se reuniu com o ministro Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, e Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo, na manhã desta terça-feira (9/7), em Brasília/DF, para solicitar a liberação de recursos para a recuperação de trecho da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.


A meta é a recuperação de oito quilômetros da estrada de ferro, entre o Complexo da Ferrovia até a Igreja de Santo Antonio. Parte do trajeto que se pretende restaurar (cerca de um quilômetro) teve um desbarrancamento no ano de 2014, durante cheia do rio Madeira.
O objetivo é aumentar o fluxo de turistas em Porto Velho, tendo em vista a história e a importância da estrada de ferro na formação do estado de Rondônia. Hildon Chaves quer que a EFMM seja inclusa no Plano de Recuperação de Ferrovias.

 

 

 

 

 


 ARRAIAL MUSICAL


Nesta quinta-feira (11) acontece a edição de 2019 do Arraial Musical da Jorge Andrade no novo prédio da escola, localizado na rua Júlio de Castilho, 1100, no bairro Olaria.

 


PRORROGADO


Rondônia ganhou um novo prazo para transposição dos servidores para o quadro da União. O Decreto 9.823 que regulamenta esse processo foi publicado em Diário Oficial da Presidência da República. 15 mil servidores devem ser beneficiados. A prorrogação de 30 para 60 dias foi um pedido do governador Marcos Rocha que esteve em Brasília na semana passada.

 

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS