ESPAÇO ABERTO: Discussão da igreja sobre Amazônia afeta soberania nacional, afirma general

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO: Discussão da igreja sobre Amazônia afeta soberania nacional, afirma general

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

DIA DAS MÃES DESMOTIVADO


Diferente de outros anos, até mesmo em 2018 e 2017 onde a economia ficou estrangulada ao limite, o Comércio de Porto Velho não apresenta nada de excepcional para atrair consumidores e aumentar as vendas para o dia das mães. Procurado, o CDL ( Clube de Diretores Lojistas ) informou que ainda está elaborando “algo” para alavancar as vendas. Curioso, já que estamos a menos de uma semana da data. Em conversa com alguns lojistas, eles me disseram que torcem por um aumento médio de 20% no movimento até o próximo domingo. O CDL não elaborou, sequer, um informativo para a imprensa apresentando dados com índice de vendas no dia das mães do ano passado.   

 

 

AINDA RECONHECIDO


O mais famoso jornal do mundo, New York Times, ainda chama Nicolás Maduro de “presidente da Venezuela”. Juan Guaidó é “líder de oposição”. Já Kim Jong Un, da Coreia do Norte, no NYT é um “líder”.

 

 

DIFÍCIL CEDEREM

 

Países do Grupo de Lima, incluindo o Brasil, reiteraram apoio a Juan Guaidó e apelaram aos militares venezuelanos a retirar apoio a Nicolás Maduro. Ingenuidade: a queda do ditador cessaria os privilégios dos generais que tudo controlam, de negócios lícitos ao narcotráfico.

 

 

 

 


ARRECADAÇÃO COM SIMPATIZANTES


Sem usar dinheiro público para candidaturas, o partido Novo lançou promoção dando 30% de desconto na compra de produtos oficiais na loja online do partido como camisas, bonés, pulseiras e bandeirinhas.

 

 

DRIBLAR O FIM DAS COLIGAÇÕES


O projeto político do PSDB, já para as eleições municipais de 2020, passará por sua fusão a partidos em relação aos quais tem afinidade programática, como DEM de Rodrigo Maia e o PSD de Gilberto Kassab. A ideia da fusão surgiu com o significado do fim da coligação, obrigando os partidos com aspirações mais ambiciosas a lançarem candidaturas próprias a cargos majoritários. Ou podem desaparecer. Já houve contatos preliminares, mas os tucanos só vão agilizar a fusão após sua convenção nacional do próximo dia 31, em Brasília.

 


RELATOR DA AMAZÔNIA

 

O papa Francisco nomeou neste sábado (4) o arcebispo emérito de São Paulo, cardeal dom Cláudio Hummes, como relator-geral do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que será realizado entre 6 e 27 de outubro, no Vaticano.


O Sínodo terá como tema "Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma economia integral" e reserva papel de destaque a dom Cláudio Hummes, que é presidente da Rede Eclesiástica Pan-Amazônica. O relator é o responsável por escrever o texto de conclusão da reunião, que pode servir de base para uma exortação apostólica do Pontífice.


A assembleia episcopal discutirá novos caminhos para a evangelização da Amazônia, a tutela de povos indígenas e formas de proteção do meio ambiente. A sustentabilidade ambiental é uma das bandeiras do pontificado de Francisco e tema de sua primeira encíclica, a "Louvado seja", que prega a criação de um novo modelo de desenvolvimento.

 

Recentemente, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, reconheceu que o governo Bolsonaro está "preocupado" com o Sínodo, afirmando que parte dos temas em pauta "afeta a soberania nacional". 

 

 

Dom Cláudio Hummes neste sábado, 4, durante a Assembleia Geral da CNBB / Foto: CNBB

 

 

 

TRANSPORTE ESCOLAR

 

Manchete de notícia vinda da prefeitura afirma que o Prefeito Hildon Chaves determinou prioridade absoluta na recuperação das estradas rurais  para que haja condições de trafegabilidade do transporte escolar terrestre com total segurança para os estudantes. Exemplar a determinação do senhor prefeito desde, é claro, que tenha veículo para transportar as crianças.

 

 

VEJA MAIS: 

 

 

TRANSPORTE ESCOLAR 02

 

Falando em transporte escolar, circula por redes sociais um currículo podre do “empresário” que teria assumido o transporte terrestre. O histórico comercial não seria dos melhores, inclusive com pendências em outro estado e até uso de laranja na formação de empresa. Imagino que o prefeito Hildon Chaves não esteja nenhum pouco preocupado com tais afirmações por dois motivos lógicos: primeiro que a prefeitura é extremamente correta e técnica em suas licitações e contratos. Segundo, e mais óbvio, é que a prefeitura não faz contrato com qualquer um. É claro que os currículos de possíveis contratados pelo município são minuciosamente analisados.Ou eu estou errado?

.


ONDE NÃO HÁ FISCALIZAÇÃO...

 

O Brasil foi o 9º maior produtor de petróleo do mundo em 2017, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), da OCDE. Mas são 101 os países onde a gasolina é mais barata que no Brasil.

 

 

MAURÃO DE CARVALHO


O Pleno do Tribunal de Justiça de Rondônia condenou, nesta segunda-feira(06), o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia e ex-deputado estadual Maurão de Carvalho (MDB) que disputou o governo em 2018. A sentença é de 14 anos e 7 meses de prisão, inicialmente em regime fechado. A ação penal tramitava desde 2010 e refere-se a Operação Dominó que investigou o desvio de 11 milhões de reais na Assembleia Legislativa de Rondônia através de uma folha paralela. Em julgamento recente no Tribunal de Justiça foram absolvidos no mesmo processo os ex-deputados Everton Leoni e Nereu Klosinski. Maurão de Carvalho foi deputado estadual por cinco mandatos consecutivos.

 

 

 

 

NOVO SECETÁRIO


Nesta terça-feira (7/5), às 11h30, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, dá posse ao novo titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semagric), o ex-deputado federal Luiz Cláudio. Ele assume no lugar de Francisco Evaldo de Lima.

 

 

Ex-deputado federal Luiz Cláudio

 

 


BATE PAPO NA UNIRON


Representando o Rondoniaovivo fui convidado para um bate papo com alunos do 3º,4º e 5º períodos de jornalismo da Uniron nas disciplinas de webjornalismo e telejornalismo. Foi uma conversa bem agradável com duas horas de duração. Os estudantes fizeram perguntas e questionaram sobre as possibilidades que a web pode oferecer no mercado tão competitivo como é o da notícia. Foi uma conversa descontraída com jovens curiosos e focados. Agradeço gentilmente o carinho dos estudantes e o convite da professora Iule Vargas.

 

 

 

 

 

 

 

 

O RISCO DE UMA GAMBIARRA

 

Um  princípio de incêndio em um ônibus do transporte coletivo, ocorrido na tarde desta segunda-feira (06) na BR-364, em frente ao posto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), assustou 22 passageiros, mas felizmente não houve feridos.  O incêndio começou no motor do veículo, possivelmente por problemas elétricos. Quando alertei aqui na coluna sobre os riscos do uso de ônibus velhos, sucateados e parados não estava criticando por criticar. Qualquer pessoa com um mínimo de juízo sabe dos perigos. Ainda bem que ninguém se machucou. Fica, mais uma vez, o alerta. Com certeza esse não será o único incidente enquanto “as latas velhas” forem usadas.

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS