ESPAÇO ABERTO: Militares russos estão em RO fazendo manutenção em helicóptero de ataque

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO: Militares russos estão em RO fazendo manutenção em helicóptero de ataque

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

REPERCUTIU NO MUNDO


O brutal assassinato do jornalista Ueliton Brizon, ocorrido no dia 18 de março de 2018, na cidade de Cacoal, interior do estado de Rondônia, tomou repercussão mundial e foi parar no Relatório da OEA sobre Liberdade de Expressão. 

 


Esse relatório visa mostrar os crimes sofridos por jornalistas em todo o planeta, a fim de medir a liberdade de noticiar e coletar fatos desses profissionais tão importantes no mundo livre. O caso de Ueliton foi encaminhado pelo professor da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Vinicius Miguel. 


Ueliton foi morto a tiros enquanto pilotava sua motocicleta. No momento do ataque ele estava com a esposa na garupa que por sorte não foi atingida. Ele tinha 35 anos e além de jornalista era suplente de vereador e presidente do PHS em Cacoal.

 

 

CAIU E ASSIM FICOU

 

A comunidade do Orgulho do Madeira já não sabe mais como chamar a atenção da Prefeitura de Porto Velho (RO) para a ponte que liga o residencial à avenida Petrolina, uma importante via de tráfego da zona Leste da capital.


A  ponte desabou há vários meses e era bastante utilizada por estudantes, que agora precisam dar uma volta de quase dois quilômetros para ter acesso à escola. Se fosse notícia nova até poderia se levar em consideração a administração pública dizer que não estava sabendo. O pior nisso tudo é que se algo for feito deverá ser um simples paliativo, popular gambiarra, para disfarçar a incompetência pública.

 

 

 


 
FOI A CHUVA
 


Se São Pedro for apontado como culpado pela queda da ponte e as chuvas impediram qualquer obra no local pode ser que os moradores mais desavisados até se conformem. Mas e o mato e a falta de iluminação, que dominam o entorno da área deixando o acesso ainda mais problemático  tornando o local perigoso? Bom, nesse caso São Pedro não tem nada a ver com isso.

 

 

HANSENIANO


Nesta quarta-feira (27), às 8h, no Rondon Palace Hotel, acontece a 1ª etapa do Projeto Geração de Renda que irá potencializar habilidades de pessoas acometidas pela hanseníase na área de artesanato biosustentável. O evento segue até a próxima sexta-feira (29).

 

 

SEM PROBLEMAS COM A SEDAM


Nesta quarta-feira  (27), às 8h, no Salão Nobre Rosilda Shockness, o Governo de Rondônia realiza a reunião técnica para a implementação do Programa de Regularização Ambiental no estado de Rondônia.


O PRA compreende um conjunto de ações ou iniciativas a serem desenvolvidas por proprietários e posseiros rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental com vistas ao cumprimento do que determina a lei.

 

São instrumentos do Programa de Regularização Ambiental:

 

I - o Cadastro Ambiental Rural - CAR
II - o Termo de Compromisso;
III - o Projeto de Recomposição de Áreas Degradadas e/ou Alteradas - PRAD; e,
IV -  Cotas de Reserva Ambiental - CRA, quando couber.

 

 


MILITARES RUSSOS EM PORTO VELHO

 

Uma equipe formada por especialistas russos está trabalhando nas dependências do Esquadrão Logístico (ELOG) da Ala 6 (Base Aérea de Porto Velho) desde o dia 18 de março de 2019.


O objetivo do grupo é realizar algumas ações de manutenção preventiva no simulador de voo e no CBTS (Computer Basic Trainer System) do helicóptero de ataque AH-2 Sabre, de fabricação russa, operado pelo Segundo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação – 2°/8° GAV – Esquadrão Poti.


O perfeito funcionamento do simulador é essencial para o adestramento dos pilotos, pois permite que sejam treinados, em ambiente virtual, procedimentos de emergência e diversas missões atribuídas ao Esquadrão Poti. O CBTS, por sua vez, auxilia no processo de aprendizagem dos pilotos e dos mantenedores, permitindo um ambiente virtual de estudo e capacitação de todo o pessoal que trabalha diretamente com o Sabre.


O Esquadrão Poti treina diuturnamente a execução de ações de escolta, apoio aéreo aproximado e reconhecimento armado. No contexto brasileiro, foi a unidade operacional responsável por desenvolver e disseminar a doutrina de combate aéreo entre helicópteros, combate aéreo dissimilar entre helicóptero e avião e navegação entre obstáculos (NOE).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASSÉDIO

 

Uma sindicância sobre denúncia de assédio envolvendo um agente penitenciário já foi aberta na Secretaria de Justiça de Rondônia (SEJUS). O documento, assinado pela secretária  Etelvina da Costa Rocha, determina que seja apurado um suposto assédio contra esposas de presos. O servidor investigado já teria sido exonerado do cargo que ocupava quando surgiu a denúncia. Após a eleição de Marcos Rocha o agente prisional teria voltado a ocupar a função. 

 

 

DIESEL

 

O anúncio da Petrobrás de que vai haver reajuste do óleo diesel  a cada 15 dias deixou em alerta os caminhoneiros. No ano passado, a categoria parou o país e prejudicou milhares de pessoas e empresas devido à greve contra os aumentos constantes que vinha ocorrendo no preço do combustível. O curioso é que durante a greve, Bolsonaro, então candidato a presidente, apoio o movimento se dizendo solidário aos caminhoneiros. E agora, como será que vai ser?

 

 

 


CARTEIRA DO ARTESÃO


Acontece em Ji-Paraná, de 3 à 05 de abril, o cadastramento para a emissão da Carteira Nacional do Artesão. O registro é gratuito e acontecerá na Biblioteca Municipal Dr. Cyro Escobar, localizada na Av. Transcontinental, 437,Centro. Para participar, o artesão deve ser maior de 16 anos e comparecer no local indicado pela coordenação portando os seguintes documentos: foto 3×4 recente, original e cópia do documento de identidade, CPF e comprovante de residência em nome do requerente.


O cadastramento dos artesãos se dará mediante avaliação de peças prontas e demonstração de habilidade manual, através de prova de feitura para cada técnica a ser cadastrada. A Carteira Nacional do Artesão traz benefícios como a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais e participação em programas de editais públicos e privados.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS