Em reunião com deputados estaduais, Valdecir Tose destacou o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte
Foto: ALE/RO
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O presidente do Banco da Amazônia (Basa), Valdecir Tose, acompanhado do gerente da agência de Porto Velho, Diego Campos, apresentou, durante reunião com os deputados estaduais nesta quinta-feira (28), o relatório do desempenho do banco em Rondônia nos últimos cinco anos e as perspectivas financeiras para 2019.
Encabeçada pela presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB) a reunião proposta pelo deputado Chiquinho da Emater (PSB) também contou com a participação dos deputados Ismael Crispim (PSB), Dr. Neidson (PMN), Jean Oliveira (MDB), Cássia Muleta (Podemos), Marcelo Cruz (PTB), Jair Montes (PTC), Ezequiel Neiva (PTB), Anderson Pereira (Pros), Eyder Brasil (PSL) e Alex Redano (PRB).
Valdecir Tose iniciou a explanação afirmando que a missão do Basa é desenvolver uma Amazônia sustentável com crédito e soluções eficazes. Segundo ele, o Basa atua alinhado com políticas e programas do Governo Federal para a região amazônica, bem como, ao planejamento estratégico dos estados da região Norte.
O Banco da Amazônia é gestor do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), que representa o principal instrumento econômico-financeiro para o financiamento das atividades econômicas desenvolvidas em bases sustentáveis da região Norte.
Sobre a gestão do FNO, relativa aos benefícios macroeconômicos estimados pela ação de crédito do fundo, Tose apresentou dados que indicam um crescimento de, aproximadamente, R$ 80 bilhões no PIB do Norte.
Segundo o presidente do Basa, o plano de aplicação do FNO para 2019 foi elaborado conforme a legislação vigente e as diretrizes e orientações gerais do Ministério do Desenvolvimento Regional. De acordo com os dados, em 2018, Rondônia superou em 25,3% a aplicação dos recursos previstos do FNO.
Ao final da apresentação dos indicativos de contratos e investimentos no Estado, o presidente Laerte Gomes falou da importância do banco para Rondônia e enumerou os pontos que serão trabalhados pelos deputados em prol da população rondoniense.
O presidente também comentou sobre as possíveis alterações na Lei Estadual nº 2530/2011, que torna obrigatória a instalação de dispositivos de segurança nas agências e nos postos de serviços das instituições financeiras, localizadas nos municípios de Rondônia. Laerte Gomes apontou que as obrigações da lei possuem um custo elevado e que algumas instituições bancárias já desistiram de instalar agências por essa razão.
“Defendemos a implantação das agências nos municípios, pois temos a noção do impacto positivo que elas podem proporcionar”, explicou o presidente que, junto aos demais deputados, disse que a Assembleia pretende desburocratizar a lei.
Ao final da reunião, os parlamentares concordaram com a realização de uma audiência entre o Basa, a Comissão de Agropecuária e Política Rural, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) para verificar a possibilidade de desburocratizar as licenças ambientais para realização de financiamentos.
“A ALE é uma parceira do Basa e nossos deputados trabalharão incansavelmente para destravar as leis que atrasam o desenvolvimento de Rondônia”, concluiu o presidente Laerte Gomes.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!