ORÇAMENTO 2018: Confúcio pode ficar na mão dos estaduais, por Lúcio Albuquerque

Por Lúcio Albuquerque

ORÇAMENTO 2018: Confúcio pode ficar na mão dos estaduais, por Lúcio Albuquerque

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Citado seguidamente como provável candidato a senador o governador Confúcio Moura deve dar atenção à fase final do atual ano legislativo, fortalecendo sua base dentro da Assembleia, para ter a aprovação do orçamento/2018, previsto para 7,8 bilhões de reais.

Atualmente, conforme informação da própria Assembleia, o orçamento 2018 está com o deputado Cleiton Roque, de Pimenta Bueno, relator da matéria e que, ainda da mesma fonte, estaria aguardando o encaminhamento, pelos deputados, de propostas de emendas – que devem se limitar apenas a movimentação de previsões orçamentárias de um para outro ente, mas não podem alterar o valor final.

CASO BIANCO

A atenção de Confúcio com relação ao projeto orçamentário de 2018 foi lembrada por um técnico da ALE, citando que por se tratar de uma eleição estadual a matéria pode acabar gerando dificuldades para aprovação este ano, deixando para o próximo período legislativo.

Caso isso aconteça, levaria o governador a administrar o Estado, ano que vem, podendo usar apenas um duodécimo a cada mês, mas com base no valor correspondente no orçamento em vigor em 2017.

Isso já aconteceu antes, quando o governador entrou em choque com a presidência da Assembleia, como ocorreu durante a tramitação do orçamento de 2001, ocasião em que o deputado Natanael Silva presidia o legislativo.

Na ocasião, lembram servidores mais antigos da ALE, Bianco teve dificuldades para conseguir administrar o Estado em 2002 podendo gastar só o duodécimo previsto no orçamento de 2001, e em pleno ano eleitoral quando o governador tentou e não conseguiu a reeleição.

Na ocasião a aprovação do orçamento, que pela Constituição deveria ter acontecido até dezembro, só foi autorizada mesmo já no início do segundo semestre de 2002 – com os prejuízos inerentes ao interesse público, deixado de lado pela disputa política.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS