Projeto do vereador Maurício Carvalho foi aprovado nesta terça-feira (2), na CMPV
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com dezoito votos favoráveis e três ausências de plenário, os vereadores da Câmara Municipal de Porto Velho aprovaram, nesta terça-feira (2), o Projeto de Lei de autoria do vereador e presidente da Casa de Leis, Maurício Carvalho, que institui a “Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia”. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é informar aos profissionais de saúde, assim como a população de um modo geral, sobre o que é microcefalia, assim como suas formas de prevenção.
Maurício Carvalho afirmou que, embora seja uma situação antiga dentro da medicina, existem ainda muitas perguntas acerca da microcefalia. “A ‘Semana Municipal de Prevenção e Combate à Microcefalia’ deve permitir uma grande disseminação de informações sobre a patologia, não só para esclarecer a população, mas também aos próprios profissionais da saúde. Vamos estimular eventos com especialistas no assunto, esclarecer sobre as formas de prevenção e combate, discutir avanços científicos e incentivar a realização de um pré-natal mais rigoroso”, afirmou Maurício Carvalho, que agradeceu o apoio dos vereadores na aprovação do projeto.
A semana alusiva à prevenção da doença acontece na semana do dia 12 de outubro, ou seja, na Semana do Dia das Crianças.
O que é?
A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento mental, porque os ossos da cabeça, que ao nascimento estão separados, se unem muito cedo, impedindo que o cérebro cresça e desenvolva suas capacidades normalmente.
A criança com microcefalia pode precisar de cuidados por toda a vida, mas isso é normalmente confirmado depois do primeiro ano de vida e irá depender muito do quanto o cérebro conseguiu se desenvolver e que partes do cérebro estão mais comprometidas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!