PV e PSOL abrem representações contra Bolsonaro por ‘apologia à tortura’

PV e PSOL abrem representações contra Bolsonaro por ‘apologia à tortura’

PV e PSOL abrem representações contra Bolsonaro por ‘apologia à tortura’

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dois partidos políticos, o Partido Verde (PV) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), decidiram protocolar representações contra o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) nesta quarta-feira (27). As siglas questionam o teor da fala de Bolsonaro ao votar pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff no plenário da Câmara dos Deputados. Na ocasião, o parlamentar dedicou o voto à memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, primeiro militar a ser reconhecido como torturador pela Justiça brasileira.

O PV entrou com duas ações na Câmara: uma no conselho de ética e outra na corregedoria da Casa. A sigla entende que “o deputado tem o direito de expressar suas preferências e simpatias. No entanto, não pode fazê-lo de modo a enaltecer crimes ou criminosos”. Para o partido, Bolsonaro teria feito, em sua fala, apologia ao crime de tortura.

Já o PSOL protocolou uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR). O documento, que também foi assinado pelo PDT, PCdoB, REDE, PT e pelo próprio PV, pede que o procurador Rodrigo Janot “apure as responsabilidades criminal, civil e administrativa do deputado em relação à sua fala”. Ainda segundo a representação, a declaração de Bolsonaro denota “apologia à tortura, o que é inadmissível sob o ponto de vista ético, moral e da dignidade da pessoa humana”.

No começo da semana, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ) também havia protocolado representações contra Bolsonaro na Câmara e na PGR. A entidade pede, inclusive, a cassação do mandato do deputado por quebra de decoro, alegando que a presença dele na Casa “macula e desrespeita o parlamento brasileiro”. “Além de uma falta ética, que deve ser apreciada pelo Conselho de Ética da Câmara, é preciso também que se julgue o crime de ódio”, avalia o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS