Deputado Airton participa de abertura de capacitação do Selo Unicef
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Mulher e do Idoso da Assembleia Legislativa de Rondônia, o Deputado Estadual Airton Gurgacz (PDT) participou na manhã de quarta-feira, 14, da abertura do Seminário de Capacitação para o Selo Unicef. O evento aconteceu em Porto Velho e reuniu prefeitos, vereadores, conselheiros e gestores municipais de órgãos de combate à violência nos 52 municípios do estado.
A solenidade de abertura contou ainda com o vice-governador, Daniel Pereira, com a coordenadora do Unicef para os estados do Acre, Maranhão e Rondônia, Eliana Almeida, Secretária do Seas, Valdenice Fereira, Promotor da Infância e Juventude Marcos Tessila, representantes da Polícia Militar e Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O objetivo do seminário é melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes na Amazônia Legal, especialmente em Rondônia, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade e nesta edição os temas em discussão estão sendo as políticas para a infância e o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Durante o seu pronunciamento, o Deputado Airton parabenizou a todos os municípios que participam do seminário e destacou a importância de se implementar políticas públicas que atuem no combate à violência à criança e adolescentes em todos os municípios.
Falou ainda da atuação da comissão que preside na Assembleia Legislativa, apontando ações desenvolvidas que vão ao alcance das necessidades das crianças e adolescentes, citando como exemplo uma reunião ampliada com diversos setores da comunidade, realizada na semana passada no plenário da Casa de Leis, onde a violência escolar foi bastante debatida.
“Este é um assunto que merece a nossa atenção. Os índices de violência contra crianças e adolescentes em nosso estado são muito elevados e precisam de ações efetivas para que possamos reduzir o número de casos. Quero parabenizar a todos por dedicarem um tempo em suas agendas para participarem deste importante seminário organizado pela Unicef, desejando que em breve possamos ter o Selo Unicef em cada um dos nossos municípios, o que é a certificação de que as ações efetivas estão sendo realizadas.
Peço ainda aos nossos prefeitos, que mesmo com esta situação econômica que vivem as prefeituras em todo o Brasil, que não meçam esforços para a realização dessas ações, pois as nossas crianças e adolescentes merecem esta atenção, pois, serão eles, os nossos sucessores”, destacou.
Dos municípios de Rondônia inscritos no projeto, 52,2% estão trabalhando com ações para combater a mortalidade materna, desnutrição crônica e gravidez precoce. Também 47% deles escolheu promover estratégias que aumentem o número de consultas de pré-natal para mais de 7 e decidiram aumentar quantidade de crianças, que estão na escola, recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!