Airton apoia criação de duas Universidades Federais no interior do Estado

Airton apoia criação de duas Universidades Federais no interior do Estado

Airton apoia criação de duas Universidades Federais no interior do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Deputado Estadual Airton Gurgacz (PDT) participou de reunião com a Reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Maria Berenice Tourinho para tratar da possibilidade da criação de duas novas Universidades Federais em Rondônia. A reunião foi agendada pelo Senador Acir Gurgacz, que se prontificou a ajudar a agilizar o processo de instalação das duas novas Universidades Federais, que ficariam localizadas nas regiões central e sul do Estado.

O Deputado Airton manifestou total apoio na criação das duas novas instituições federais de ensino superior por acreditar que o incentivo à educação e à formação de profissionais é um dos compromissos de todos os agentes políticos, colocando o seu gabinete na Assembleia Legislativa à disposição para as ações que puderem colaborar para a instalação dos novos Campis.

“Acredito que duas novas Universidades Federais em Rondônia vão contribuir muito para o desenvolvimento do Estado, com a formação de novos e capacitados profissionais. O projeto tem nosso total apoio e vamos trabalhar para que consigamos realmente viabilizá-lo. No que depender da Assembleia Legislativa, tenho certeza que os nossos colegas deputados estaduais não se furtarão em apoiar a iniciativa, mas não mediremos esforços para que Rondônia passe a figurar também como um estado de excelência em educação superior”, destacou.A criação de duas novas universidades federais no Estado foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun). As duas, uma na região central e outra no sul do estado, surgiriam do desmembramento da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir). 

O próximo passo, será o envio do processo para o Ministério de Educação e Cultura (MEC), para os encaminhamentos necessários para o desmembramento. Segundo o comitê, o principal objetivo e benefício de criação é suprir o déficit de vagas universitárias públicas existentes no estado.Desde os anos 90 já se discute a possibilidade da criação de novas universidades no estado. Mas, foi em 2012 que o campus de Ji-Paraná, região central do estado, começou a realizar reuniões periódicas para discutir melhor a possibilidade. A movimentação se expandiu para os outros campi e, em 2013, foi formalizado o processo de desmembramento. Estudos apontam que o déficit de hoje no estado é de aproximadamente 8 mil vagas.

Novas universidades


A proposta é que sejam criadas duas novas universidades, totalizando três instituições federais no estado. Uma delas seria na região central, onde os campi de Ji-Paraná e
Presidente Médici, se tornariam a Universidade Federal Central de Rondônia, e outro na região sul do estado, com os campi de Vilhena, Rolim de Moura e Cacoal, formando a Universidade Federal Oriental de Rondônia. A Unir permaneceria com os campi de Porto Velho, Ariquemes e Guajará Mirim.No Brasil, das últimas 19 novas universidades federais, oito delas surgiram de um desmembramento. O tempo médio para a criação de novas universidades, criadas por desmembramento no Brasil, é de 17 meses levando-se em consideração a tramitação. Agora, depois de aprovado no Consun, o processo passa pela elaboração do projeto de lei. A comissão acredita que a oficialização da criação pode levar até dois anos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS