Ezequiel reafirma que obra de usina pode começar em 2016

Ezequiel reafirma que obra de usina pode começar em 2016

Ezequiel reafirma que obra de usina pode começar em 2016

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de realizado os estudos sobre os impactos ambientais em toda a região onde será construída a usina, agora resta aguardar o leilão, que dará o pontapé

inicial para essa obra de fundamental importância para Machadinho d’Oeste, para Rondônia, para a região Norte e sobretudo para o Brasil. Mas para que possamos entender de fato como acontece todo esse processo, vamos explicar parte a parte. Precisamos separar, “os estudos”, “o leilão”, “o início da obra” e o “funcionamento e operação”. Tudo começou com o projeto, vieram os estudos de impacto ambiental, a licença da usina e agora o leilão da obra. A realização do leilão da Usina Tabajara acontece ainda em 2015, conforme assegurou o Ministro de Minas e energia Eduardo Braga, ao deputado Ezequiel Junior (PSDC).

O início da obra deve acontecer 1 ano e meio após o leilão, já a obra tem previsão de duração de até 3 anos, após a ligação da transmissão de energia ao sistema Elétrico Nacional. A geração de energia deverá ocorrer no ano de 2020. O início da obra podemos dizer que vai desde a preparação da mão de obra, até a implantação do canteiro da obra, é quando a obra estiver concluída as turbinas serão acionadas, lembrando que a obra tem duração de 3 à 3 anos e meio”. Frisou o deputado.

Durante a Audiência Pública realizada no dia (26/06), foram tratados diversos assuntos, bem como “os impactos ambientais e sociais com a construção da Usina Hidrelétrica de Tabajara” que levaram o deputado Ezequiel Junior (PSDC) a propor e realizar uma Audiência Pública com as principais autoridades do setor para discutir o assunto. Ezequiel Junior, esclareceu sua preocupação com a construção da usina. “Aquele foi o dia da verdade sobre tudo que ocorrerá de benefício ou malefício para a região, os problemas que aconteceram em Porto Velho com a construção das usinas de Santo Antônio e Jirau não podem acontecer em Machadinho”. Cobrou.

Ezequiel afirmou que será um defensor intransigente dos direitos da população com essa obra, inclusive, citou a qualificação da mão de obra da população local para trabalhar na construção, pois não será justo passar os empregos que serão gerados para pessoas de outras regiões. O Deputado recebeu na tarde desta segunda-feira (13/07) uma ligação do Senador da República Valdir Raupp (PMDB-RO), que afirmou ter entrado em contato com Francisco Romão, diretor Executivo do Ministério de Minas e energia, que assegurou ao Senador que a obra seguirá o tramite previsto, com o leilão ainda em 2015 e a geração de energia em 2020.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS