Amir Lando alerta autoridades do risco de nova cheia do Rio Madeira

Amir Lando alerta autoridades do risco de nova cheia do Rio Madeira

Amir Lando alerta autoridades do risco de nova cheia do Rio Madeira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O fenômeno da cheia do Rio Madeira trouxe enormes prejuízos à população de Rondônia, principalmente, da capital Porto Velho e Guajará-mirim no início deste ano. Preocupado com um possível novo ciclo de enchentes que se aproxima, o Deputado Federal Amir Lando (PMDB-RO) fez um alerta para os governos estadual e federal e, também, para as concessionárias que administram as usinas de Jirau e Santo Antônio. “Quero deixar as minhas preocupações para que as autoridades, de maneira precavida, tomem as medidas para evitar esse dano brutal, que é dano das águas imperceptíveis, silenciosas, que invadem as casas, os roçados, os pastos, matam os animais e destroem as nossas florestas”, alertou.
O Deputado Federal sugeriu que as autoridades responsáveis criem um projeto de colonização para que os ribeirinhos tenham um novo local para morar e um pedaço de terra para plantar e pescar. “Oferecer uma nova morada deve ser parte de uma indenização que eles ainda não receberam. A reparação dos danos deve ser imediata. Afinal, eles perderam suas casas, seus móveis, suas plantações e uma vida inteira construída”, sugeriu.
Amir Lando salientou que as indenizações pagas pelas usinas às famílias atingidas foram insignificantes. “Infelizmente alguns receberam migalhas em dinheiro e os danos jamais foram reparados em sua extensão real para aqueles que sofreram com as cheias. Agora, elas já retornaram para o que sobrou de suas casas e pedem a Deus para que a próxima cheia não leve o que ainda restou”, afirmou.
O parlamentar fez questão de lembrar os prejuízos causados aos ribeirinhos, aos feirantes, comerciantes locais e as famílias, que até hoje não foram superados. “As feiras foram tomadas pelas águas e tudo foi perdido. Não há mais nada. Os comerciantes que vendiam as tradições e a cultura do povo de Rondônia também perderam tudo, e talvez, até a esperança”, lamentou.
Amir Lando aproveitou para chamar atenção do governo federal e dos consórcios que controlam as hidroelétricas. “Eu faço um voto ao governo federal e das concessionárias para que observem essas circunstâncias e efetuem o pagamento dessas despesas. Mais do que isso, que o governo e as hidroelétricas realizem um levantamento de até onde a barragem pode ir, o seu limite máximo, para não ocorra novamente todo esse crime ecológico de proporções gigantescas. E eu espero que o governo e as empresas não se silenciem e acobertem as suas responsabilidades perante o povo”, disse.
Para finalizar, o Deputado Federal Amir Lando disse que o Rio Madeira mudou e que as autoridades devem prestar mais atenção nas águas que cortam o nosso Estado. “O Rio Madeira precisa ser reestudado e observado com mais profundidade. A velocidade das águas mudou. Nós queremos que as Usinas fiquem e que gerem energia. Queremos, sobretudo, o respeito sobre a vida, o bem das pessoas, da fauna e da flora,” finalizou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS