A Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia realizou ações que facilitaram o acesso da pessoa com deficiência na hora da votação.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia realizou ações que facilitaram o acesso da pessoa com deficiência na hora da votação. Cerca de cinquenta eleitores com dificuldades visuais ou de locomoção e seus acompanhantes receberam auxílio no transporte até os locais de votação. Na hora do voto as urnas com teclado em braile e fones de ouvido também auxiliaram a pessoa com deficiência visual. Além disso, 19 intérpretes de libras trabalharam de forma voluntária para atender aos surdos e 28 colaboradores que prestaram atendimento especial aos eleitores com deficiência, fazendo avaliação dos locais de votação, do nível de capacitação dos mesários e monitores.
Cristina Criniti, presidente da comissão de acessibilidade, destaca que o TRE-RO é pioneiro nessas ações de transporte e de saúde, regulamentando o serviço em 1997 (Resolução n. 149/1997).
Para a colaboradora Suely Souza Fonseca, que auxiliou de forma voluntária nos trabalhos, “poder contribuir com aqueles que possuem alguma deficiência, proporcionando o direito ao voto de igual modo aos demais cidadãos, é a maior satisfação como ser humano”.
As ações de acessibilidade contemplaram a área de saúde, por meio da parceria com faculdades particulares. Foram desenvolvidas atividades para os mesários tais como ginástica laboral e para os eleitores aferição de pressão arterial, testes de glicemia, tipagem sanguínia, orientações sobre saúde bucal e tratamento de água. Em Cacoal, também houve a prestação de serviços de saúde aos eleitores.
Um grande avanço foi a inclusão de colaboradores surdos, com deficiência visual e de locomoção para apoiar os trabalhos durante a votação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!