Um dos anúncios foi de que a Educação será conduzida por profissional da área.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Mais que uma exposição de ideias e propostas, apesar das tentativas de alguns de baixar o nível, o primeiro debate entre os candidatos ao governo de Rondônia, promovido pela TV Allamanda (SBT) na tarde e início da noite de segunda-feira (25) serviu ao candidato da frente Muda Rondônia, Expedito Junior, como uma oportunidade para reafirmar pontos importantes de seu programa, principalmente nas áreas da educação, saúde, infraestrutura, segurança e agricultura.
O candidato tucano demonstrou conhecimento, preparo para governar o Estado e, sobretudo, equilíbrio, quando já no início do debate, ainda no bloco para as apresentações, o governador e candidato à reeleição tentou direcionar o embate para a baixaria.
Expedito manteve a segurança e a serenidade, sendo seguido pelos demais que perceberam a tentativa de manobra e não se deixaram ser pautados. Medidas que tem sido bem recebidas e repercutidas de forma muito positiva entre os rondonienses foram reafirmadas por Expedito, como a indicação de profissional da área educacional para conduzir a pasta; a criação de uma superintendência metropolitana para ajudar a cidade de Porto Velho; o retorno do policiamento comunitário e a articulação de uma política agrícola de resgate de programas que foram abandonados pelo governo atual, como a distribuição de sementes e o incentivo à produção leiteira.
Expedito incluiu como um problema associado à segurança pública, a questão dos presidiários.
Para ele, é preciso uma guinada geral, já que, da forma como são geridos, os presídios hoje são universidades do crime. Para combater o ócio, ele propôs a industrialização das unidades prisionais.
“Os detentos precisam trabalhar, mente vazia é oficina do capeta”, disparou. Além da proposta de policiamento comunitário, apoiada também pelos demais candidatos, Expedito falou ainda da necessidade de se reforçar a corporação.
“À época do governador Teixeirão, quando a população era de cerca de 500 mil habitantes, tínhamos três mil policiais. Hoje, com uma população três vezes maior, o contingente policial nem sequer dobrou. Além disso, temos quase mil policiais em desvio de função”, observou.
EDUCAÇÃO
No setor educacional, além da indicação de alguém da área para conduzir a pasta, Expedito anunciou a implantação do turno integral em todas as 436 escolas da rede estadual ao longo dos quatro anos de governo e não em apenas 19 escolas, como fez a administração atual, apesar de apenas uma delas funcionar dentro das especificações conceituais de uma escola de turno integral.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!