Situação calamitosa da JE de Rondônia em debate no encontro de presidentes dos TRE’s

Situação calamitosa da JE de Rondônia em debate no encontro de presidentes dos TRE’s

Situação calamitosa da JE de Rondônia em debate no encontro de presidentes dos TRE’s

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em pleno ano de eleições gerais, a Justiça Eleitoral de Rondônia vive um de seus maiores desafios. Com suas principais instalações tomados pelas águas do rio Madeira, o Tribunal Regional Eleitora (TRE) está funcionando em instalações provisórias, emprestadas pelo Governo do Estado, e realizando suas sessões de julgamento no plenário do Tribunal de Justiça.
As dificuldades pelas quais passam o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia só não geraram maiores prejuízos ao seu funcionamento pela diligência de seus dirigentes, que, informados pelos órgãos de previsão do tempo e pela Defesa Civil, antecipou a retirada dos servidores e equipamentos. Mas os danos provocados pela invasão das águas nas instalações das Ruas Rogério Weber e José de Alencar ainda não podem ser mensuradas e não se pode planejar ainda o retorno ao local, sem antes realizar uma avaliação da estrutura.
Ao participar, nesta sexta-feira, 11, do 62º Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), em Brasília, o presidente da Corte eleitoral de Rondônia, desembargador Moreira Chagas, fará uma abordagem do assunto, alertando para as dificuldades que se apresentam com a proximidade do pleito eleitoral. “Precisamos encontrar uma solução urgente para restabelecer as condições ideais de trabalho no TRE, já que essas dificuldades advindas com o problema da enchente pode refletir nos preparativos das eleições de outubro”, observa o desembargador.
Na viagem a Brasília, o presidente do TRE de Rondônia leva um vídeo e um relatório ilustrado sobre a situação da sede da Justiça Eleitoral e de sete Varas que funcionam na capital. Além de participar da reunião dos presidentes dos TREs, com discussões relativas ás eleições desse ano, assuntos administrativos e problemas comuns às Cortes Eleitorais, Moreira Chagas agendou reunião com a direção do Tribunal Superior Eleitoral, a quem fará um relato da situação.
Embora ainda não disponha de uma avaliação técnica dos danos provocados pela ação das águas, a direção da Justiça Eleitoral de Rondônia suspeita que a sede do TRE e das instalações em seu entorno estejam comprometidas. “Só podemos fazer essa avaliação com maior clareza depois que as águas baixarem e realizarmos uma perícia técnica”, reitera o desembargador, acrescentando que, de acordo com levantamento da área técnica, já se constatou que a água comprometeu 100% do cabeamento lógico, 40% das instalações elétricas, 30% dos revestimentos texturizados e emassamentos de paredes internas e externas, pisos dos andares inferiores, além do total comprometimento dos elevadores.
Presidente do TRE-RO, desembargador Moreira Chagas
As áreas mais atingidas são o prédio-sede do Fórum Eleitoral, que abriga as sete Zonas Eleitorais da capital, o anexo dois, os depósitos, com mil metros quadrados, o anexo três e seu estacionamento. O edifício-sede e os espaços urbanizados com jardinagem estão totalmente ou parcialmente inundados, com a água chegando, em alguns pontos, a2,40 metros.
Sendo essa a primeira grande enchente pós-construção das usinas do Madeira, o desembargador pondera sobre a conveniência de se manter as instalações em sua atual localização. “Esse é um desafio que merece amplo debate e reflexão dos representantes da sociedade em todos os níveis”, salienta.  
Durante as reuniões do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, o presidente do TRE-RO apresentará também as iniciativas da Justiça Eleitoral de Rondônia para o pleito de outubro próximo. “Não temos só problemas. Além do vídeo mostrando os danos provocados pelas enchentes, vamos apresentar aos participantes do encontro a Cartilha Eleições Limpas (Manual de Orientações ao Eleitor – ELEIÇÕES 2014), editada pela Ouvidoria- Geral do TRE e impressa em parceria com várias instituições e entidades”, acentua o desembargador Moreira Chagas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS