Deputados propõem isonomia aos servidores do Detran/RO por meio de projeto de lei

Deputados propõem isonomia aos servidores do Detran/RO por meio de projeto de lei

Deputados propõem isonomia aos servidores do Detran/RO por meio de projeto de lei

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a finalidade de proporcionar a igualdade de tratamento, bem com cumprir o acordo firmado com a categoria, os deputados Hermínio Coelho (PSD), Cláudio Carvalho (PT) e Luiz Cláudio (PTN) apresentaram projeto de lei na Assembleia Legislativa que visa conceder gratificação de trânsito aos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran). A proposição foi lida na sessão plenária de quarta-feira (4) e encaminhada para análise das comissões técnicas do Parlamento Estadual.

Os parlamentares que subscreveram o projeto de lei estão propondo a alteração da redação da lei nº 2.778, de 26 de junho de 2012, em seu artigo 37. “O Sindicato dos Servidores do Detran/RO nos trouxe o pedido, postulando a concessão da gratificação, em valor único, aos trabalhadores da Autarquia como solução jurídica para sanar a inobservância da isonomia e tratamento discricionário ou seletivo contrário ao disposto no artigo 5º da Constituição Federal. Acolhemos o pleito e elaboramos o projeto de lei por entender ser justo”, comentou Cláudio Carvalho.

Segundo dispõe a proposição, o artigo 37 da lei 2.778 passará a ter o seguinte texto: fica concedida a gratificação de trânsito aos servidores estatutário e aos regidos pela CLT do quadro de pessoal permanente do Detran/RO como incentivo às atividade inerentes ao trabalho, condicionadas ao efetivo exercício de suas funções e lotação na Autarquia. O valor da gratificação será de 32 UPF’s, concedida a partir do início do exercício financeiro, em janeiro de 2014.

Além disso, a gratificação de trânsito será reajustada com base de cálculo a UPF/RO, não estando sujeita a revisão geral de vencimentos prevista no artigo 37, X, da Constituição Federal. A gratificação será incorporada aos proventos da aposentadoria, sendo que terá direito a levar para a inatividade os servidores que tenham procedido às contribuições orçamentárias durante 36 meses, de acordo com as normas constitucionais. O anexo IV da lei 2.778 será revogado, bem como as disposições em contrário.

“O que estamos propondo, acredito até que o governador Confúcio Moura irá vetar, é o incentivo às atividades fins do Detran/RO sem qualquer distinção quanto às funções específicas. O proposto visa ainda à igualdade de tratamento aos servidores no que tange a cedência dos benefícios. Os servidores dos órgãos estão lutando por melhorias e nos procuram na Assembleia Legislativa e estamos dando a nossa contribuição dentro do que permite a norma legal”, comentou o deputado Hermínio Coelho, que é o presidente do Poder Legislativo.

Por fim, o deputado Luiz Cláudio disse que o pedido dos servidores, através do Sindicato da categoria, é justo e o projeto de lei, que já está tramitando na Assembleia Legislativa, dispõe que as despesas decorrentes da concessão da gratificação de trânsito ocorrerão à conta da dotação orçamentária própria do Departamento Estadual de Trânsito.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS