MENSALÃO - Risco de fuga pode prender mensaleiros neste fim de semana

MENSALÃO - Risco de fuga pode prender mensaleiros neste fim de semana

MENSALÃO - Risco de fuga pode prender mensaleiros neste fim de semana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Apesar da publicação da decisão do julgamento do mensalão na última quinta-feira (14), é improvável que os condenados comecem a cumprir as penas designadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) neste fim de semana. O futuro de Dirceu, Genoino e de outros 20 mensaleiros está nas mãos do presidente da Corte e relator do processo, ministro Joaquim Barbosa.

A reportagem do R7 apurou que somente um risco iminente de fuga dos condenados poderia levá-lo a pedir a execução das penas entre esta sexta-feira (15) e domingo (17), período em que a Vara de Execuções Penais do TJ-DF (Tribunal de Justiça do Distrito Federal) permanecerá sem funcionamento.

Para os réus que vão para a cadeia, há duas possibilidades se Barbosa expedir um mandado de prisão: a Vara de Execuções Penais do TJ-DF, que volta a funcionar segunda-feira, cumpre o mandado ou Barbosa determina a prisão cautelar dos condenados — recurso usado em casos em que o réu oferece riscos à sociedade ou pode fugir.

Mensaleiros deverão ser presos sem o uso de algemas, diz ministro.

Como os condenados têm advogados que os representam e endereço fixo, dificilmente serão mandados para a prisão no fim de semana. Todos os presos, porém, deverão ser transferidos para Brasília, mas poderão pedir para cumprir a pena nas cidades onde moram. Quando as prisões forem determinadas, caberá ao juiz de Execução Penal do Distrito Federal executá-las.

Aqueles que permanecerem em Brasília para o cumprimento da pena e tiverem sido condenados ao regime fechado — caso de quatro dos mensaleiros nesta etapa — serão levados à Penitenciária da Papuda. Os condenados a penas no regime semiaberto serão levados para o CPP (Centro de Progressão Penitenciária). Os quatro são: Marcos Valério, Cristiano Paz, Kátia Rabello e Henrique Pizzolato.

Fora de Brasília

No caso dos condenados que estão fora de Brasília, Barbosa deverá expedir mandados de execução das penas e o Tribunal de Justiça dos Estados deverá cumprir a ordem. Outra possibilidade é Barbosa mandar os mandados de prisão para o TJ-DF, que depois repassaria para os outros tribunais.

Neste caso, o TJ-DF enviaria uma carta precatória para o TJ do outro Estado e um juiz daquela comarca iria até a residência do condenado, acompanhado da Polícia Federal.

Esse processo serve, por exemplo, para os casos do ex-ministro Dirceu, que mora em Vinhedo (SP); para o operador do mensalão, Marcos Valério, que mora em Belo Horizonte; e para o presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, que vive no Rio de Janeiro.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS