Léo Moraes defende força tarefa para resolver caos na saúde de Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vereador Léo Moraes (PTB) está defendendo uma força tarefa entre os três níveis de governo para resolver o caos na saúde pública de Porto Velho.
Ele fez essa observação durante a audiência pública que a Câmara Municipal realizou na quinta – feira, 7, para discutir a questão.
A sessão que aconteceu em atendimento a solicitação do próprio petebista e do presidente da Casa Alan Queiroz (PSDB) contou com a presença de representantes de órgãos ligados a saúde das três esferas governamentais.
“Sabemos que a problemática da saúde ocorre em todos os estados sem exeção. Os municipios acabam por não atender toda a demanda reprimida em relação aos pacientes, porém notamos claramente que em Porto Velho, o descaso é a falta de gestão”, observou ele.
Léo Moraes denunciou que os postos de saúde não têm médicos, medicamentos e nem equipe médica. “Isso quando estão abertos, pois, temos o posto de saúde do bairro Três Marias que nunca foi inaugurado e está se deteriorando, causando um prejuízo inestimável para as pessoas que tanto precisam”, criticou.
No caso das UPAS (Unidades de Pronto Atendimento), o lider do PTB no Legislativo Municipal qualificou de aberração o atendimento prestado aos pacientes. “Faltam medicamentos essenciais para um atendimento básico, não tem médicos e uma infraestrutura deplorável, inclusive com banheiros entupidos”, lamentou o parlamentar que antes de solicitar a audiência pública, fiscalizou unidades de saúde, entre as quais a UPA da Zona Leste, onde encontrou má gestão.
Diante do posicionamento do vereador Léo Moraes, o secretário de Saúde do Municipio Domingos Sávio que participou da sessão, informou que sua pasta já está tomando algumas medidas para reverter à situação como planejamento estratégico, choque de gestão e tolerância zero. “Será feita uma revisão de todos os atos que estão acontecendo”, garantiu o titular da Semusa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!