Deputado Luizinho defende permanência de escola em atividade
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Vários outros deputados se posicionaram contrários à decisão de fechar a escola em Cerejeiras. A sessão Itinerante realizada em Cerejeiras na quinta-feira (07), entre outra coisas, serviu para uma manifestação de desagravo por parte de alguns deputados estaduais contra o fechamento de uma escola estadual, a Irmã Dulce, que forma alunos há 20 anos. O anúncio de que o governo já decretou o fechamento da escola após o término do ano letivo revoltou a comunidade escolar e provocou manifestação contrária de vários deputados estaduais, entre eles o deputado Luizinho Goebel (PV).
Segundo o deputado, a Secretaria de estado da Educação já havia tomado uma decisão de fechar a escola, que atende cerca de 80 alunos, ao término do ano letivo de 2013, porém há uma tentativa de transformá-la em sede do CRE – Coordenadoria Regional de Ensino. “Defendo que a Irma Dulce, seja para atender o interesse da comunidade daquela escola, que quer continuar ali estudando, seja para que ali seja implantado o Instituto Federal de Rondônia – IFRO continue como escola. Porém, não aceito que ela seja transformada em sede para o CRE que já está devidamente instalada em prédio do próprio governo”.
Os deputados estaduais Hermínio Coelho (PSD), Maurão de Carvalho (PP) Zequinha Araújo (PMDB), José Eurípedes “Lebrão” Clemente (PTN), e Edvaldo Soares (PMDB) também se manifestaram contrários ao fechamento da Escola Estadual Irmã Dulce. Eles estiveram na manhã de quinta-feira (07) visitando a escola, a convite do deputado Luizinho, uma vez que a cidade recebeu na data a Assembleia Itinerante e foram recebidos por conselheiros, pais, professores, gestores e alunos que pediram a manutenção da escola posto que a maioria dos alunos mora nas imediações e a transferência para outras escolas da cidade seria prejudicial aos mesmos.
O Presidente da Assembleia Legislativa Hermínio Coelho, disse que caso o governo decida mesmo levar a proposta de fechar a escola adiante ele estaria fazendo a denúncia ao Ministério Público. “Não é possível imaginar que quando todo o esforço é para dar educação para todos e se prega que a educação é a salvação do país se permita que um governo feche uma escola contra a vontade da comunidade escolar”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!