Durante eventos na cidade de Nova Mamoré, no último final de semana, a deputada estadual Ana da 8 (PTdoB) manteve audiência com o Senador da República, Valdir Raupp (PMDB), onde tratou de vários assuntos relacionados a região da Pérola do Mamoré e fez reivindicações para investimentos em toda região.
Dentre os pedidos a deputada solicitou ao Senador que ele aloque emenda individual ao orçamento para a compra de equipamentos para atender o novo hospital regional de Guajará-Mirim. De acordo com a deputada o hospital precisa urgentemente de um aparelho de Raio-X, um mamógrafo, aparelho 4D de ultrassom, além de equipamentos para laboratório. “Temos consciência da grande necessidade da população e com a proximidade da inauguração em 2014, é preciso que estes equipamentos estejam comprados. Investir em tecnologia é promover atendimento com qualidade, pois sem esses equipamentos, os pacientes terão que recorrer a capital em busca de um diagnóstico mais preciso”, defendeu.
Embarcação
Outro pedido feito pela deputada Ana da 8 foi a aquisição de uma embarcação tipo chata de tamanho maior, para atender os ribeirinhos que precisam com urgência deste equipamento para escoar a produção. A parlamentar afirma que a embarcação vai trafegar entre Guajará-Mirim e Pimenteiras, percorrendo ainda várias localidades como Pedras Negras e Porto Rolim. “Esse é um pedido antigo da comunidade, pois vai ajudar os ribeirinhos, especialmente a escoar a produção de farinha, banana e peixes”, afirmou.
Barco atendimento
A deputada aproveitou para solicitar ao governador Confúcio Moura (PMDB) mais agilidade quanto a aplicação do asfalto bom em Guajará-Mirim. Além disso, a Ana entregou oficio solicitando que toda região da Pérola do Mamoré seja atendida com o barco saúde, com o atendimento médico, odontológico e emissão de documentos para moradores da região da Pérola do Mamoré. Defendeu que os ribeirinhos precisam com mais assiduidade dos serviços prestados pelo barco, pois devido a distancia muitos moradores não conseguem atendimento a saúde e até mesmo ficam sem documentos pela dificuldade de acesso.
O governador disse à deputada que já houve discussões sobre esse projeto e que a partir de abril de 2014 vai ter um barco hospital para atender a população às margens dos rios Guaporé e Mamoré, de Pimenteiras a Guajará-Mirim.