Euclides Maciel quer isenção de impostos sobre aquisição de veículos e transporte coletivo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Através de indicação apresentada durante sessão ordinária, esta semana, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Euclides Maciel (PSDB) quer que o Poder Executivo conceda isenção de ICMS sobre aquisição de combustível e lubrificantes, aquisição de peças e acessórios de reposição, e também a isenção total do IPVA e das taxas dos DETRAN para veículos automotores de transporte coletivo urbano em Rondônia.
A proposta fica definida da seguinte forma: Isenção total de ICMS sobre os valores de aquisições dos veículos automotores de transporte de passageiros urbanos; isenção total do ICMS sobre os valores de aquisições de combustível e lubrificante destinados ao consumo exclusivo nos veículos automotores de transporte de passageiros urbanos; isenção total do ICMS sobre valores de aquisições de peças e acessórios de reposição para veículos automotores de transportes coletivos urbanos; isenção total do IPVA para os veículos automotores de transporte de passageiros urbanos e isenção total do valor das taxas do DETRAN para os veículos automotores de transporte de passageiros urbanos.
De acordo com o deputado em sua justificativa, a presente indicação visa atender todos os aspectos sociais e econômicos que envolvem os sistemas de transporte de passageiros urbano e o baixo numero de passageiros transportados, somando-se a gratuidade garantida por lei aos idosos.
Além disso, Maciel afirma que existe a necessidade de incentivar a população ao uso do transporte coletivo urbano para a melhoria e o aperfeiçoamento da mobilidade urbana; que essa ação irá diminuir os poluentes ambientais com a ampliação do uso dos sistemas de transporte coletivo pela diminuição do numero de veículos individuais em trânsito.
Em outro ponto da justificativa o parlamentar destacou que a não disponibilidade financeira dos municípios em subsidiar parte das despesas que envolvem o transporte coletivo. “Diversos estados e municípios subsidiam, uns o combustível, outros concedem isenção de ICMS e de taxas dos IPVA, e inclusive outros concedem 100% de subsídios do transporte coletivo urbano, portanto, existe a possibilidade da implantação desta modalidade em Rondônia também”, afirmou Euclides. A indicação foi encaminhada ao Poder Executivo para conhecimento e providências.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!