A Câmara Municipal de Porto Velho vota na tarde desta terça – feira, 30, projeto de lei de autoria do vereador Léo Moraes (PTB) que autoriza a transformação da travessa Guaporé, trecho compreendido entre a Avenida Presidente Dutra e José de Alencar no centro da capital, em Calçadão Cultural Manelão.
Manoel Costa Mendonça, o Manelão, ganhou notoriedade em Rondônia por ser o idealizador da Banda do Vai Quem Quer, considerado o maior bloco carnavalesco da região Norte, chegando a contar no seu desfile sempre no sábado de Carnaval, com até 150.000 foliões (cento e cinqüenta mil foliões).
O homenageado já falecido deixou um legado na folia portovelhense.Ele participou da fundação da Escola de Samba Pobres do Caiari, dos blocos do Bode, “Escorrega lá Vai Vem Um” bloco do Purgatório e o bloco Zé Atraca, denominação que originou a alcunha Zekatraca utilizada pelo jornalista Sílvio Santos, colunista do Diário da Amazônia e ativista cultural.
“Temos que destacar também a vida profissional do Manoel Mendonça que foi piloto e chaveiro, profissão que exerceu até o seu falecimento, mas nunca se esquecendo de colaborar com a cultura popular do nosso município”, frisou o petebista que espera a participação da classe artística durante a votação da matéria.
Representante da cultura e das manifestações carnavalescas deverão comparecer a Casa de Leis para acompanhar a votação, tendo em vista a influência do Manelão para na folia portovelhense.
Mesmo com sua morte em 2011, o bloco do Vai Quem Quer continuou o seu desfile sob o comando da filha dele, Cecília Andrade,que deve também prestigiar a homenagem póstuma ao eterno rei momo de Porto Velho.