O deputado Eurípedes Lebrão (PTN) denunciou a atuação “irresponsável e ilegal” do delegado de Policia Civil de São Francisco do Guaporé, Dr. Mendes, que apreendeu máquinas do DER que realizavam serviços na linha 95, que fica no município de Costa Marques e criticou um jornal de circulação estadual que noticiou o fato como se as máquinas do DER estivessem fazendo uma derrubada ilegal para a construção de um porto em área particular.
A atuação do delegado de polícia foi fora de sua jurisdição, disse o parlamentar, explicando que as máquinas realizam uma importante obra para beneficiar as comunidades quilombolas de Pedras Negras Santo Antônio, alem de produtores rurais da região e que a construção do porto foi autorizada pelos órgãos ambientais em área que foi doada por um particular para uso público.
Para Lebrão, foi uma entidade chamada Ecoturismo que apresentou a denuncia ao delegado de Policia Civil e distorceu os fatos. “Esta entidade já tem mais de meio milhão de reais em atuação dos órgãos fiscalizadores e pratica trabalho escravo, utilizando famílias pobres da Bolívia. Já encaminhei ofício a Polícia Federal par que investigue estes abusos”.
O deputado destacou a atuação de outra entidade, a Ecovale, dirigida por Zeca Lula, uma personalidade reconhecida mundialmente pela preservação do meio ambiente e citou a soltura de 110 mil tartarugas de duas espécies, dia 14, que aconteceu com a presença do Presidente em Exercício da Bolívia, Álvaro Garcia, do governador do departamento do Beni e do Secretário Adjunto da Sedam, Francisco Sales.