O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) está em fase de conclusão dos preparativos para o segundo turno das eleições em Porto Velho. Outros TRE’s em todo o país estão no mesmo ritmo de trabalho. Na Capital do Estado a expectativa é de que os trabalhos referentes ao 2ª turno sejam os mesmos executados anteriormente, basicamente uma repetição do que se viu no 1º turno. A estimativa é de que 278.410 eleitores em Porto Velho participem desse pleito com a ressalva de que os eleitores que não votaram no primeiro turno podem votar normalmente no segundo.
Com relação aos preparativos a informação dada pelo TRE-RO é de que Já está praticamente tudo pronto, todas as urnas com carga de dados e lacradas. Agora só falta montar as seções eleitorais, o que normalmente é feito no sábado pelos mesários.
No total serão utilizadas nessa etapa do processo 867 urnas de seção, sem contar com as reservas, utilizadas quando algum equipamento apresenta problema de ordem técnica. Na região do Baixo Madeira o trabalho será feito com o auxílio de um barco equipado com todo o material (cadernos de votação, urnas, etc.) e que sairá, provavelmente nesta quinta-feira, 25, em direção a região ribeirinha levando inclusive, servidores, policiais, técnicos de transmissão via satélite e Juízes, que cuidarão do andamento das eleições naquela região.
Quando o reconhecimento biométrico que teria apresentado alguns problemas ainda no primeiro turno das eleições 2012. A assessoria de comunicação do Tribunal esclareceu que na verdade o que ocorreu em algumas seções foram falhas pontuais, por parte dos mesários, que tiveram dificuldades em operar o novo sistema. “Essa possibilidade já era prevista pela administração do TRE, visto que foi o primeiro ano em que a tecnologia foi utilizada pelos mesários” destacou André Frossard, assessor da entidade.
Quanto ao sistema em si a assessoria do TRE assegura que não houve qualquer problema, inclusive o índice de rejeição (número de digitais que não foram lidas) ficou dentro da média nacional.
“Erros humanos sempre são passiveis de acontecer. Considerando as falhas do primeiro turno os cartórios da capital reuniram seus monitores, que aqueles que cuidam das escolas, para passar orientações específicas sobre os procedimentos de reconhecimento por biometria, a fim de que esses monitores possam orientar os mesários que apresentarem dificuldades no dia da eleição. Além disso uma nova cartilha, com perguntas e respostas, foi elaborada e entregue a cada mesário, para que estes possam sanar suas eventuais dúvidas”, lembrou.
O TRE destaca ainda que os eleitores cujas digitais não forem reconhecidas pela urna eletrônica, poderão comparecer ao TRE para fazer uma nova captura das digitais, porém esse procedimento somente será possível no fim de novembro, época em que o cadastro nacional de eleitores estará aberto.
Cidadãos da zona rural de Porto Velho terão, no dia da votação, direito a transporte gratuito. Eleitores residentes na zona urbana devem utilizar o transporte regular, ordinariamente oferecido pelas empresas de transporte coletivo. Como somente a capital terá segundo turno, somente os eleitores da zona rural de porto velho terão transporte gratuito. Os eleitores da zona rural que receberão o transporte de eleitores já foram avisados das rotas e horários em que os veículos irão passar.