ELEIÇÕES 2012 - Mario Português assegura que vai priorizar a acessibilidade, durante reunião na FEDER

A falta de condições nas ruas e calçadas de Porto Velho para que um cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoçãopossa transitar foi o tema central do encontro no final da manhã de sábado (15) entre o prefeito da mudança, Mario Português (PPS) e afili

ELEIÇÕES 2012 - Mario Português assegura que vai priorizar a acessibilidade, durante reunião na FEDER

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A falta de condições nas ruas e calçadas de Porto Velho para que um cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoçãopossa transitar foi o tema central do encontro no final da manhã de sábado (15) entre o prefeito da mudança, Mario Português (PPS) e afiliados da Federação dos Portadores de Deficiência de Rondônia (FEDER).
“São buracos, valetas, calçadas irregulares ou a ausência de calçadas. Nas ruas, carros parados irregularmente se somam aos buracos e à falta de asfalto.Na grande maioria dos prédios públicos, incluindo a prefeitura e as secretarias municipais, também não há acessibilidade para cadeirantes, idosos e outras pessoas dificuldade de locomoção”, disse Mario.
Durante pelo menos duas horas, o candidato ouviu as reivindicações dos portadores de necessidades especiais, que sofrem com a falta de acessibilidade, que impede que o direito básico de ir e vir possa ser uma realidade.
“No transporte coletivo, mesmo alguns ônibus sendo adaptados, na maioria deles os equipamentos estão quebrados e boa parte dos motoristas evitam parar para levar os cadeirantes”, relatou o candidato vereador Mario da FEDER (PSDC) .
Para mudar esse quadro, o candidato a prefeito Mario Português (PPS) assumiu o compromisso de investir na melhoria do acesso aos cadeirantes, idosos e outras pessoas com dificuldades de locomoção.
“É preciso mudar essa dura realidade. Porto Velho está entre as piores capitais em projetos de acessibilidade aos deficientes físicos, segundo o censo 2010 do IBGE. A capital possui apenas 1,2% de rampas para cadeirantes construídas nas ruas, ficando na frente apenas de Palmas, no Tocantins”.
As propostas de Mario Português para a acessibilidade:
Aumentar a fiscalização e exigir das empresas de ônibus que garantam a acessibilidade aos idosos e portadores de necessidades.
Assegurar a gratuidade no transporte aos idosos maiores de 60 anos.
Construir novas calçadas com acessibilidade.
Adaptar as calçadas já existentes, com rampas.
Adaptar e adequar os prédios públicos, garantindo a acessibilidade.
Fiscalizar as obras, para que a acessibilidade seja assegurada.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS