Manhã de sexta-feira e a caravana da mudança parte com destino os distritos da Ponta do Abunã. Cento e cinqüenta quilômetros depois, metade deles percorridos em estrada de chão, com muita poeira e pontes mal conservadas, a comitiva faz a primeira parada em União Bandeirantes.
O simpático distrito recebe a caravana da mudança apresentando seu principal problema, a poeira. Apesar da estrutura de cidadezinha do interior, nenhuma das ruas tem asfalto. Durante a seca os 20 mil moradores sofrem com o “poeirão”, que no inverno amazônico se transforma em lama.
Na avenida principal, via de duas mãos divididas por um canteiro de árvores, um comércio próspero. “Difícil é oferecer aos clientes mercadoria limpa”, reclama o comerciante Adão Feitosa, mostrando as caixas de leite cobertas por um fino pó marrom.
A comitiva segue percorrendo o distrito, a frente vai Mario Português caminhando, conversando, visitando e ouvindo as necessidades da população. As reclamações são as mesmas sofridas por quem vive na capital: saúde, educação e infra-estrutura.
O único posto de saúde, em estado de calamidade, atende o distrito e toda a zona rural, mas médico só um dia na semana. Na educação quem sofrem são os alunos do sítio. “Os ônibus estão sucateados”, diz João Dias, agricultor com dois filhos na escola.
União Bandeirantes é região de agricultura rica, setor madeireiro forte e economia consolidada, entretanto não oferece qualidade de vida aos moradores. Telefone fixo é artigo de luxo e serviço de telefonia móvel ainda não chegou ao local.
Mario Português ouviu os moradores e garantiu dar as soluções aos problemas durante seu primeiro comício na campanha. A noite, a praça ficou pequena para a população, que atenta, ouviu o futuro prefeito falar de seu programa de governo.
Sobre a saúde, Mario garantiu que vai disponibilizar médico permanente para o posto, atendimento 24 horas e melhorias na estrutura do prédio. Na educação, valorizar o trabalhador com capacitação e aumento de salários.
Mario disse ainda que vai trabalhar para diminuir a poeira da cidade, seja com asfaltou ou com uma alternativa eficiente que propicie qualidade de vida ao morador. Na agricultura afirmou criar meios para aumentar a produção. “Vivemos num país agrícola, então temos que incentivar quem vive da agricultura. Aqui não será diferente. A terra precisa de preparação? Então vamos mandar calcário. Precisa de maquinários? Vamos fazer parcerias para beneficiar o produtor rural com hora/máquina”. Mário ainda assegurou estradas recuperadas para o escoamento da produção.
O futuro prefeito finalizou o comício manifestando a satisfação em contar com a presença dos moradores de União Bandeirantes em seu primeiro comício. “Estou muito feliz com os rumos da nossa campanha. A população me recebe muito bem em todos os lugares por onde passo. Campanha limpa, de projetos sérios, pensados apenas no bem estar dos moradores e melhorias da cidade e seus distritos. Fico muito satisfeito em ver que a população ainda não perdeu a esperança. Por isso digo a vocês, Porto Velho vai mudar, isso aqui vai melhorar”.
Mario Português vai percorrer todos os distritos da Ponta do Abunã durante o final de semana.