ELEIÇÕES 2010 - PMDB de Raupp foi “o grande vitorioso”, diz cientista político

De acordo com o especialista, na queda-de-braço entre Confúcio e o governador João Cahulla, a população escolheu entre dois modelos de governo: do senador Raupp e do ex-governador Ivo Cassol. “Venceu sem sombra de dúvidas o modelo do PMDB de Raupp”, avali

ELEIÇÕES 2010 - PMDB de Raupp foi “o grande vitorioso”, diz cientista político

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A eleição do peemedebista Confúcio Moura para o Governo do Estado foi sobretudo uma vitória do grupo político liderado pelo senador Valdir Raupp, vice presidente nacional do PMDB. O resultado nas urnas demonstra o reconhecimento dos rondonienses ao trabalho do líder político, senador reeleito Valdir Raupp. A avaliação é do Cientista Político Davys Sleman de Negreiros, Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.
 
Negreiros atribuiu integralmente ao senador Raupp a expressiva vitória do PMDB nas urnas. “Com a experiência de quem foi vereador, prefeito, governador, líder do PMDB no Senado, vice presidente nacional do PMDB, presidente estadual da legenda e agora, senador reeleito, Raupp se consagra como o nome da política rondoniense”, disse.
 
De acordo com o especialista, na queda-de-braço entre Confúcio e o governador João Cahulla, a população escolheu entre dois modelos de governo: do senador Raupp e do ex-governador Ivo Cassol. “Venceu sem sombra de dúvidas o modelo do PMDB de Raupp”, avalia.
 
“A vitória de domingo começou a ser desenhada há dois anos, quando o Senador peemedebista iniciou uma estratégia de grande líder, construindo a “costura” política de seu partido com o PT, nas eleições municipais de 2008”, analisa. “Juntos, os dois partidos elegeram praticamente metade dos prefeitos rondonienses. Conquistaram a vitória sobre os partidários de Cassol em municípios emblemáticos, como podemos destacar em Rolim de Moura, berço político dos dois grupos rivais”.
 
Segundo o Professor Davys, “nessas coincidências muitas vezes reservadas à política, o PMDB quebrou um jejum de 12 anos na prefeitura de Rolim de Moura e, novamente em 2010, volta a quebrar um jejum de 12 anos no Governo do Estado. Talvez fosse um prenúncio do que estava por acontecer... e realmente aconteceu”.
 
O Cientista Político lembra ainda que “o senador Raupp e a deputada federal Marinha Raupp reeleita para o quinto mandato consecutivo, percorreu todo o estado, de forma incessante, levando a tiracolo Confúcio Moura. O prefeito de Ariquemes, de popularidade restrita ao seu município e a região central do estado, tornando-se então conhecido em todos os recantos de Rondônia”.
Na análise do Professor Davys foi uma vitória esmagadora. “Do ponto de vista do crescimento político, o PMDB de Raupp teve uma reação poucas vezes vista na política mundial”.
 
Ele recorda que, na última eleição para governador, em 2006, o PMDB obteve apenas 6,17% com Amir Lando. “Foi uma votação discretíssima para um personagem nacionalmente conhecido. Afinal, Amir Lando havia sido o relator do impeachment do ex-presidente Fernando Collor”.
 
 
“Neste domingo, quando Confúcio Moura obteve quase 60% dos votos válidos no estado – 422 mil votos – o PMDB colheu nas urnas dez vezes mais votos que na eleição passada. Um crescimento de 1000% em termos eleitorais, em apenas quatro anos”, compara.
 
“Recordista nas urnas, com mais de 480 mil votos para o Senado, Raupp, obteve sua vitória em cima de diálogo e um excelente trabalho prestado aos rondonienses. Consolidou sua posição de líder fazendo a maior votação da história política de Rondônia”, recorda. “Sua esposa, a deputada federal Marinha Raupp, também quebrou seu próprio recorde, atingindo mais de 100 mil votos”.
 
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO - do Campus Colorado do Oeste, e Pesquisador do NEMP-UFSCar - Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade Federal de São Carlos, Davys Sleman de Negreiros resume sua avaliação na seguinte frase: “com a eleição de Dilma Rousseff, que tem como vice-presidente Michel Temer do PMDB o senador Raupp fez “barba, cabelo e bigode”, em Rondônia e no Brasil”.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS