ELEIÇÕES 2010 - Impressões do debate da Rede TV - Por Paulo Andreoli

ELEIÇÕES 2010 - Impressões do debate da Rede TV - Por Paulo Andreoli

ELEIÇÕES 2010 - Impressões do debate da Rede TV - Por Paulo Andreoli

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

DEBATE
 
Com a presença dos cinco postulantes ao Governo de Rondônia, a Rede TV realizou seu já tradicional debate entre candidatos. João Cahulla, Expedito Junior, Confúcio Moura, Eduardo Valverde e Marcos Sussuarna se “degladiaram” durante cerca de 2 horas. Quem verdadeiramente ganhou foi o telespectador, que teve a oportunidade de saber mais sobre as propostas de cada candidato.
 
BASTIDORES
 
Para começar o relato não passou despercebido que na proposta oficial do debate enviada pela Rede TV o mediador seria o jornalista Domingues Junior. Após reclamações de candidatos, já que Domingues é garoto propaganda de Confúcio, Junior foi trocado. O competente Adão Gomes assumiu a incumbência e deu conta do recado.
 
Aliás, corre a boca pequena que já teriam sido feitas denúncias na justiça eleitoral pelo fato dos jornalistas da Rede TV estarem dividindo a apresentação de seus programas locais com os programas eleitorais do candidato do patrão, leia-se Confúcio.
 
GASPARZINHO
 
Nesta esteira, o jornalista Dalton di Franco, perdeu sua boquinha na Sesdec, onde possuía um cargo comissionado na assessoria de comunicação do órgão. Quem trabalha lá, garante que Dalton era raramente visto cumprindo expediente na secretaria E o que é pior, o  Major Sena sabia desta benesse ao repórter policial.
 
APRESENTANDO-SE
 
Chamou a atenção no primeiro bloco o candidato Eduardo Valverde dizer que Rondônia não é respeitada em Brasília. Chega a ser cansativa a ladainha do petista que ele é o amigo de Dilma e só ele poderá trazer recursos e parcerias do Governo Federal para nosso Estado.
 
ENXERIDO
 
Um vídeo de bastidores gravado antes do inicio do debate, mostra o governador João Cahulla cobrando do prefeito Roberto Sobrinho o “porque” do embargo da obra do CPA – Centro Político Administrativo na capital. (veja aqui)
 
Enquanto os dois conversavam, o marketeiro do prefeito, o curitibano Antônio Augusto se meteu na conversa sem ser convidado. Foi o que bastou para Cahulla dizer para Sobrinho.
 
“Já percebeu que sempre tem um assessorzinho que se mete na conversa”. Foi o que bastou para o “inspirado” Antônio voltar para seu devido lugar.
 
LIGEIRO
 
Na apresentação de Confúcio Moura, o candidato de Ariquemes mostrou uma folha em branco, afirmando que ali, junto com o povo iria escrever a nova história de Rondônia. Na sequencia veio Expedito que sacou de seu livreto de programa de governo e disparou: “Enquanto o candidato Confúcio mostra uma folha em branco, eu já tenho o meu programa pronto”. Risos foram ouvidos na platéia.
 
MURALHA
 
No quesito segurança, perguntado sobre novas estratégias para combater a criminalidade, João lembrou os candidatos do grave problema de se fazer fronteira com a Bolívia, um dos maiores produtores de droga do planeta. Citou a operação Muralha, realizada pelo Governo do Estado após assumir o governo, que está buscando blindar Rondônia da perniciosa vizinhança. (veja vídeo da Op. Muralha)
 
ARAPONGAGEM
 
Confúcio disse que Rondônia vive hoje uma “ditadura perversa, com escutas telefônicas de arapongas” supostamente não autorizadas pela justiça. Será que o candidato “rei das redes sociais” pode provar o que fala?
 
COSTA MARQUES
 
Outra lapada que  Confúcio levou foi em relação a uma emenda de sua autoria, que foi surrupiada em Costa Marques. O candidato disse não ter conhecimento do fato. Vale uma investigação jornalística para se comprovar a grave acusação contra Confúcio. Também lembraram o médico que na sua cidade, a obra de duplicação na BR 364 em frente ao "seu" município está parada.
 
SINTERO
 
Alguns candidatos estão com um discurso de que professores foram tratados a cassetete e gás pimenta no atual governo. Para os desavisados, o que houve foi uma tentativa de invasão do palácio Getulio Vargas por professores numa ação totalmente política que foi contida pela PM. Colocaram meia dúzia de pau mandados para provocar a balburdia para depois explorar politicamente o fato. Fica a pergunta. Como deveria ser tratado um bando de arruaceiros que tentam dilapidar o patrimônio público?
 
Se fossem tentar invadir a Prefeitura de Porto Velho como seriam tratados pela PM que faz a segurança do prefeito. Tenham a santa paciência...
 
CHORANDO
 
Na suas considerações finais, Expedito Junior disse que está fazendo a campanha do “milhão contra o tostão”, confirmando os boatos que correm nos bastidores políticos locais, de que a fonte de $$ do tucano teria secado.
 
PIADA
 
Não posso deixar de reproduzir uma piada ouvida nos bastidores. Um engraçadinho disse que a situação de Valverde nas pesquisas eleitorais até agora divulgadas está crítica. Segundo o piadista, desta vez, até a umidade relativa do ar na capital rondoniense passou o petista, registrando 19% na ultima sondagem meteorológica.
 
TWITTER
 
A coqueluche dos “antenados” a novas tecnologias das redes sociais, Twitter foi usado pela Rede TV para “transmitir” o debate.
Nada de interessante foi postado no canal, ( veja aqui) que possui cerca de 800 seguidores. Muito irrelevante no contexto eleitoral no Estado. Quer ver um vídeo sobre o “passarinho azul”, Veja abaixo.

-

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS