Durante a reunião da bancada federal de Rondônia com o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Ferreira, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) solicitou mais agilidade na transposição dos servidores para o quadro da união. “Reconhecemos os esforços e os avanço das reuniões, mas precisamos ter mais agilidade, caminha para frente e discutir na prática”, disse Gurgacz.
Após realizada a reivindicação, o senador Acir Gurgacz propôs que fosse formada imediatamente a comissão de acompanhamento, com a função de acompanhar os trabalhos da comissão interministerial. A comissão terá como titulares Manoel Rodrigues da Silva (Sintero), Antônio Belarmino Neto (Sindsaude), Israel Santos Borges (Sinjur), Rubens Luz Silva (Sindler) e Luiz Francisco da Costa (Aspometron). Os suplentes serão Armando Nogueira Leite (Sindur) e Nélio Sobreira (Sindeprof).
Ainda durante a reunião, o secretário de recursos humanos afirmou que a comissão interministerial será composta por dois membros titulares e dois suplentes, dos seguintes órgãos: Ministério do Planejamento, Advocacia Geral da União, Ministério da Fazenda e Casa Civil. “Em novembro será editado o decreto que regulamentará a transposição dos servidores. Não haverá nenhuma de tempo e iremos assumir o compromisso firmado no Governo Lula”, explicou Duvanier.