URGENTE - MESA DECIDE MANTER EXPEDITO NO CARGO (atualizada)

Decisão inédita da Mesa do Senado decide manter Expedito no cargo até CCJ analisar. Com a decisão, Gurgacz e seus aliados, como o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho e a senadora Fátima Cleide, que já estavam em Brasília para a cerimônia de posse, vo

URGENTE - MESA DECIDE MANTER EXPEDITO NO CARGO (atualizada)

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Mesa Diretora do Senado, em decisão unânime acatou o recurso apresentado pelo senador Expedito Júnior (PSDB) que pedia o direito de apresentar defesa na Comissão de Constituição e Justiça da Casa (CCJ) e no plenário antes de cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que na semana passada determinou que a Mesa do Senado desse posse imediata a Acir Marcos Gurgacz (PDT), empresário paranaense que ficou em segundo lugar nas eleições de 2006.

Gurgacz pediu ao STF que fosse cumprida a decisão do Tribunal Superior Eleitoral quem em junho cassou o mandato de Expedito Júnior, acusando o senador de compra de votos e abuso de poder econômico.

Em seu recurso apresentado à Mesa, Expedito  argumentou que o regimento da Casa e a Constituição Federal lhe asseguram o direito de defesa mesmo com a decisão do Supremo.

"Peço que sejam atendidos os artigos da Constituição e do regimento interno [do Senado], que concedem legítima defesa, o que foi negado. Não estou querendo protelar o processo, mas se eu tenho esse direito, que eu seja atendido", disse ele.

Expedito Júnior disse que João Capeberibe também teve o direito à legítima defesa depois do julgamento pelo Supremo, por isso acabou retornando à Casa.

O senador disse ainda que pretende apresentar sua defesa aos parlamentares como parte do processo.

Após a avaliação da Comissão de Constituição e Justiça, o recurso será colocado em votação no plenário.

Processo continua

A Mesa do Senado decidiu manter Expedito no cargo enquanto não é julgado o mérito de seu processo no STF. Juristas ouvidos por nossa reportagem disseram que essa decisão dá uma sobrevida de  3 a 4 semanas para o senador rondoniense e que a decisão de mantê-lo no cargo, descumprindo uma decisão direta do STF é inédita, “é a primeira vez que vejo um caso desses”, disse Nelson Canedo, especialista em direito eleitoral. O advogado disse ainda que essa situação vai gerar um grande desconforto entre o STF e o Senado, “nem o caso de Capiberibe (João Capiberibe  - senador cassado por suposta compra de votos) foi igual. No caso dele, a Mesa acatou o recurso, mas ele ficou de fora. O caso de Expedito é realmente inédito”, declarou o jurista.

Volta para casa

Em seu Twitter o senador pedetista Cristovam Buarque declarou que “Sarney mostra que trata o Senado como sua casa: rasga decisão do Supremo e manda assunto para análise em uma comissáo do Senado”, referindo-se a decisão da Mesa. Familiares e aliados de Acir Gurgacz voltam hoje a noite de Brasília mais uma vez sem ver o empresário paranaense empossado. Alguns vereadores da Capital, prefeitos, entre eles o de Porto Velho, Roberto Sobrinho estavam na Capital Federal para a posse e ficaram frustrados.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS