Vitória de Eduardo foi uma bofetada na arrogância petista - Por Valdemir Caldas

A Câmara Municipal de Porto Velho resolveu antecipar a eleição da mesa diretora para o biênio 2011/2012, marcada, até então, para o mês de setembro do ano que vem.

Vitória de Eduardo foi uma bofetada na arrogância petista - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Câmara Municipal de Porto Velho resolveu antecipar a eleição da mesa diretora para o biênio 2011/2012, marcada, até então, para o mês de setembro do ano que vem.

Sem óbices. O mesmo regimento interno que fixava o mês de setembro para a escolha da nova mesa, também admite ser alterado, reformado ou substituído a qualquer momento, desde que por iniciativa de um terço dos membros da Casa.

E foi exatamente isso o que aconteceu na noite de terça-feira (13). Coincidência ou não, 13 é o número do PT. Só que, dessa vez, o tiro saiu pela culatra.

Capitaneado pelo atual presidente, vereador José Hermínio Coelho (PT), um grupo onze parlamentares decidiu mudar a regra do jogo. Tudo, evidentemente, dentro da mais absoluta legalidade.

Melhor que tenha sido assim. No próximo ano, muitos vereadores estarão preocupados com a eleição para a Assembléia Legislativa. Poucos teriam cabeça para pensar em eleição de mesa diretora.

A tropa de choque do palácio Tancredo Neves, comandada por Mirim Saldanã (chefe de gabinete de Sobrinho), Tácito Pereira (presidente do diretório estadual do PT), e Inácio Azevedo (presidente do diretório municipal do partido), tentou de todas as maneiras e métodos condenáveis fazer Hermínio dissuadir da idéia da antecipação. Em vão.

Indiferente aos desvarios, protestos e esperneios, principalmente de quem sonhava chegar à presidência da Casa, Hermínio mostrou que, além de ter personalidade, é um cumpridor de acordos políticos.

Para pressionar o suplente Chico Caçula (PDT) a votar contra, o petismo ameaçou mandar Mário Sérgio (atual presidente da Emdur) de volta à Câmara. Nada disso, porém, adiantou. Caçula preferiu correr o risco de ser rifado a ter que jogar sua dignidade na lata do lixo.

A idéia de mudar o regimento e antecipar a eleição da mesa não foi uma decisão prematura e impensada, como se chegou a insinuar o derrotismo. Pelo contrário, a iniciativa já vinha sendo amadurecida há vários meses.

Ontem, mesmo, horas antes de começar a sessão, o grupo dos doze se reuniu, na sala da presidência, para repassar os detalhes da votação.

Somados os votos, aconteceu o que se já esperava. Eduardo foi eleito com onze votos. Hermínio nem precisou votar. Pois é. O petismo subestimou a inteligência de Hermínio e acabou provando do azedume da derrota.

A vitória de Eduardo foi uma bofetada na arrogância petista, um tiro de misericórdia na prepotência de Miriam Saldanã, Inácio Azevedo e Tácito Pereira, e um nockdown na ponta do queixo de Sobrinho, daquele que obriga o adversário beijar a lona do ringue.

Finda a sessão especial, o presidente José Hermínio Coelho anunciou a composição da mesa diretora para o biênio 2011/2012: Eduardo Carlos (presidente), Pastor Delso (1º vice-presidente), Ramiro Negreiros (segundo vice-presidente), Mariana Carvalho (primeira secretária), Ellis Regina (segundo secretário) e Chico Caçula (terceiro secretário).
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS