Promec gera polêmica entre deputados

Promec gera polêmica entre deputados

Promec gera polêmica entre deputados

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*O Programa de Mecanização Agrícola (Promec) que está sendo executado pelo Emater/RO que contempla o agricultor com cinco horas/máquina, no interior do Estado foi questionado durante sessão plenária nesta terça-feira (22) na Assembléia Legislativa, pelos deputados Nereu Klosinski (PT) e Chico Paraíba (PMDB), que inclusive apresentaram um requerimento pedindo informações sobre a aplicação desse programa. *Os deputados estão considerando que o programa está sendo executado com fins eleitoreiros porque nem todos os municípios estão sendo beneficiados. Conforme dados da Emater, o programa do Governo do Estado tem por objetivo a geração de renda e de empregos e a diminuição dos índices de desmatamento. *Através do Promec, o Governo do Estado intensificou a partir de 2003 os trabalhos da patrulha mecanizada, desenvolvido pela Seapes/Emater, atuando de forma a melhorar as condições de infra-estrutura interna das propriedades, preparo de áreas para plantio (aração e gradagem), abertura de carreadores e construção de represas e terreirões. *De acordo com a Emater, os extensionistas do órgão puderam facilmente constatar que os rendimentos das culturas, principalmente do arroz, tiveram um aumento real médio de mais de 50% em relação às áreas de cultivos tradicionais. *O deputado Edézio Martelli (PTN), em aparte, disse que também acreditava que o caráter do programa fosse eleitoreiro e achava até que o Promec não fosse avançar. “A Emater foi muitas vezes acompanhar a execução do programa, sem apadrinhamentos e com muito respeito ao agricultor”, afirmou. *O deputado Neodi Oliveira (PSDC), também em aparte, endossou as palavras de Martelli. “Nem todos os municípios foram atendidos, Machadinho D’Oeste ainda não foi contemplado, o que demonstra que não há apadrinhamento, por questão partidária ou de aliados”, enfatiza. O deputado explica ainda, que o número de máquinas que o Estado possui é insuficiente para atender todos os municípios simultaneamente, concluindo: “O programa é exclusivamente para atender a agricultura familiar. Começou no Governo Bianco e o Governo Cassol apenas mudou o nome e implementou ainda mais o programa. São 60 máquinas trabalhando”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS