O governador afirmou que isso é um desafio, mas como ele adora desafios, não se intimidaria com a indicação.
Durante a entrevista coletiva concedida na manhã desta sexta-feira (19), no Hotel Vila Rica, que contou com a presença do presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro(PTB), Roberto Jefferson, o governador Ivo Cassol esclareceu sobre a sua possível ida ao PTB em função da grande simpatia que tem por Jefferson e do desafio que o partido pretende lhe oferecer: a candidatura a presidência do país. Cassol afirmou que até hoje só conheceu dois homens de coragem neste país, “Eu e o Roberto Jefferson”, disse enfaticamente o governador.
Essa coragem no caso de Cassol é referente a denúncia do famoso “escândalo das fitas”, que acabou desencadeando a Operação Dominó ano passado. Já com Roberto Jefferson, diz respeito a denúncia do mensalão, que abalou as estruturas do governo Lula e derrubou pessoas importantes do governo, como o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu.
O encontro foi articulado pelo presidente regional do partido, Nilton Capixaba, que também estava presente na coletiva. “O governador me procurou e disse do interesse em conversar com Jefferson pessoalmente. Aproveitamos a inauguração de obras com verbas que o partido conseguiu para o município de Cacoal para proporcionar a vinda de Roberto e o encontro com o governador”, explicou Capixaba à reportagem do rondoniaovivo.com
Cassol e Jefferson se reunirão neste final de semana na fazenda do governador, em Rolim de Moura, para “amadurecer a idéia”, quanto a mudança de partido. “Tudo depende do que será definido no cenário nacional quanto a fidelidade partidária de cargos majoritários”, disse Cassol para à reportagem do rondoniaovivo.
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
O presidente nacional do PTB afirmou que se Cassol quiser, ele pode ser o nome indicado pelo partido a concorrer à presidência da República em 2010. “Só depende do nosso governador”, disse Jefferson já confirmando que se for possível, Cassol realmente irá para o PTB.
Cassol respondeu que assim como aceitou o desafio de concorrer ao governo e ninguém acreditou que se elegeria, não se intimidaria em aceitar a proposta.
Jefferson também afirmou que é um grande admirador por Cassol, pois tem idéia das pressões e dos perigos que sofreu após as denúncias. “Acho Cassol um grande homem. Lembro que fiquei trancado no meu apartamento por 4 meses após fazer as denúncias do mensalão, imagino o governador, que tinha uma agenda a cumprir e ter que andar por todo o Estado. Sei que ele não passou por bons momentos junto com sua família”, ressaltou o ex-deputado federal.
O governador garantiu ao rondoniaovivo.com que tem um bom relacionamento com os dirigentes do PPS e que, justamente para preservar o partido e Roberto Freire, presidente nacional da sigla, optou por seu afastamento quando das denúncias recebidas pelo Ministério Público Eleitoral da compra de votos na eleição de 2006. “Fui vítima nesta situação e nem fui ouvido, mas para preservar o partido, resolvi me afastar e responder ao processo sem ter que comprometer a sigla”.
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
Roberto Jefferson afirmou que o PTB tem interesse em ter o maior número nomes de peso para concorrer às eleições municipas de 2008. “Queremos ter no partido pessoas fortes para participar nas eleições para prefeito e vereador. Inclusive, na capital temos a intenção de concorrer com o nosso deputado estadual aqui presente”, disse Jefferson indicando para o deputado estadual Valter Araújo, também presente na coletiva.
Fazendo parte desta campanha do partido, Jefferson participa hoje à noite de uma reunião no auditório da Convenção Estadual dos Ministros das Assembléias de Deus do Estado de Rondônia (Cemaderon), em Cacoal, para discutir as eleições municipais.
O presidente nacional do partido fará uma palestra aos pré-candidatos, militantes e simpatizantes do PTB sobre as novas regras eleitorais após a decisão do STF sobre fidelidade partidária. Jefferson, ainda abonará fichas de lideranças, empresários, cidadãos e simpatizantes que desejam ingressar na sigla petebista.